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PS4 Pro terá 'modo boost' que roda jogos do PS4 sem atualização com maior suavidade

Imagem sugere esta nova funcionalidade na atualização 4.5 d console.

Querem 1080p60 fixos em Project Cars? Sim, por favor.

A Sony revelou os novos detalhes sobre a atualização 4.5 do PlayStation 4, que inclui o aguardado suporte para discos externos, mas segundo algumas imagens que surgiram online, parece que o nova atualização adiciona suporte para um 'modo boost' no PS4 Pro, permitindo que jogos do PS4 sem atualização utilizem o poder do novo console.

A notícia chega através de uma imagem que vimos no NeoGAF, reproduzida abaixo, que parece originar da versão Japonesa do beta da v4.5. O texto relevante, junto com uma tradução a cargo de John Linneman, da Digital Foundry, segue em baixo:

PS4 Pro (CUH-7000シリーズ)の発売より前にリリースされたゲームをプレイする前に、フレームレートの向上などによって、高品質なゲームプレイを楽しめる場合があります。ゲームプレイ中に期時しない動作が生じる場合にはオフにしてください

Tradução: "Em alguns casos, é possível desfrutar de gameplay de alta qualidade, tal como frames melhorados em jogos lançados antes do PS4 Pro (série CUH-7000) ter chegado às lojas. Se encontrar qualquer comportamento inesperado durante o gameplay, desligue esta opção por favor."

Parece que a Sony seguiu a nossa sugestão feita em Agosto, para introduzir uma opção onde o poder do Pro pode ser empregue em todos os jogos existentes do PS4, mesmo sem atualização. No momento, quando um jogo para PS4 normal roda no Pro, o consola baixa o relógio da CPU e a largura de banda da memória, baixando a frequência da GPU e desativando metade das 36 unidades computacionais do Pro - transformando a máquina no modelo base.

PS4 Base PS4 Pro Boost
CPU Oito núcleos Jaguar a 1.6GHz Oito núcleos Jaguar a 2.1GHz 1.3x
GPU 18 unidades computacionais GCN da Radeon GCN a 800MHz 36 unidades computacionais GCN melhoradas que rodam a 911MHz 2.3x FLOPs
Memória 8GB GDDR5 a 176GB/s 8GB GDDR5 a 218GB/s 24% de largura de banda adicional, 512MB de memória adicional utilizável

Ao abrir o acesso ao poder CPU e GPU adicional do Pro, os jogos para PS4 sem atualização podem rodar com mais suavidade. Os jogos que têm os 60fps como alvo e não chegam lá - Tom Raider Definitive Edition ou Project CARS, por exemplo - podem ter melhores probabilidades de chegar a 60fps fixos. Jogos com um alvo nos 30fps sujeitos a quedas perceptíveis - como Batman: Arkham Knight, Just Cause 3 e The Witcher 3 - também podem se beneficiar. Jogos que usam conversão dinâmica de resolução, como Doom 2016, também podem melhorar com uma performance mais firme e mais tempo nas resoluções superiores.

No entanto, para sermos claros, não iremos ver jogos rodando em frames superiores aos bloqueios que foram estabelecidos, e não teremos mudanças drásticas na resolução. Os jogos que alcançam de forma consistente os seus alvos de performance irão estar exatamente do mesmo modo.

Outro aspecto a considerar é como a Sony implementou esta funcionalidade e até que ponto as capacidades do Pro são desbloqueadas para jogos do PS4 normal. Quando falamos com Mark Cerny, arquitecto do PS4, e lhe perguntamos sobre rodar jogos do PS4 normal com o poder do Pro, ele disse que a compatibilidade com o existente conjunto de 700 jogos era o mais importante. No momento, não sabemos se as totais capacidades do Pro serão empregues nos títulos do PS4 normal - se a compatibilidade for problemática, a Sony irá seguir outra rota. Por exemplo, pode optar por melhorar os relógios da GPU para os 911MHz padrão no Pro, mas deixar todo o resto rodando com as especificações do console normal. Presumindo que a funcionalidade está mesmo incluída na atualização 4.5, esperamos que mais detalhes cheguem em breve.

Atualmente, as informações são entusiasmantes mas ainda não foram confirmadas oficialmente. Quando tivermos uma reação oficial da Sony, atualizaremos as notícias.

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