Brasilgamer.com.br

Switch: teste com os tempos de carregamento - MicroSD vs cartões e memória interna

Resultados inesperados: memória flash bate os cartuchos.

É o confronto do armazenamento no Switch - interno vs externo vs cartucho.

Com apenas 32Gb de memória flash, podemos dizer que o armazenamento - ou a sua capacidade - não foi a prioridade da Nintendo ao desenhar o Switch. No entanto, o sistema chegou com uma entrada MicroSD, permitindo cartões até 2TB. Mas numa era de tempos de carregamento cada vez maiores, ficamos pensando: será que a escolha de MicroSD afeta os tempos de carregamento? E como se compara a sua performance com o armazenamento interno e até os cartuchos? Os resultados podem surpreender.

Se quer investir nas compras da eShop, mais cedo ou mais tarde precisará de um MicroSD. Existem apenas 25.9GB disponíveis para os usuários, espaço que rapidamente será preenchido; um jogo como Zelda: Breath of the Wild ocupa 13GB sem atualizações, e a Nintendo oferece aos programadores do Switch cartuchos com um máximo de 32GB. A não ser que compre somente jogos físicos, precisará de mais espaço de armazenamento.

Segundo o site Japonês, o Switch suporta cartões UHS-1, o que em teoria nos dá velocidades até 104MB/s. Para testar isso, compramos um 16GB Sandisk Ultra, um cartão UHS-1 que oferece transferências até 80MB/s. Provavelmente não é o cartão que compraríamos (compramos apenas para transferir arquivos antes da atualização com SDXC chegar), mas é um cartão SDHC barato - formato que não excede os 32GB. No entanto, nos dá um exemplo do suporte do Switch para as velocidades UHS-1.

Do outro lado, escolhemos um SanDisk Extreme Plus, um cartão 64GB SDXC, desenhado para ler e gravar vídeo 4K e avaliado como um dos MicroSDs mais rápidos do mercado. Precisa atualizar o seu Switch para se tornar compatível com estes cartões, mas assim que estiver atualizada, o console pode até aceitar cartões com 2TB, mas de momento 256GB foi o maior que conseguimos encontrar. Este Extreme Plus é de uma categoria flash UHS-3 mais rápida, com 90MB/s de leitura e 60MB/s de escrita. Esta velocidades de topo não são suportadas pelo Switch, mas esperamos uma melhor prestação que um UHS1 SanDisk Ultra - pelo menos em teoria.

Jogos que utilizam muitos dados ainda são escassos, por isso The Legend of Zelda: Breath of the Wild é o principal alvo dos testes nos tempos de carregamento, e os resultados fascinam. Olha para um cartucho do Switch e verá muitos pins, sugerindo uma interface capaz de transferências muito rápidas. Com o nosso Extreme Plus MicroSD, acreditamos que seria o vencedor. No entanto, os resultados são dramaticamente conclusivos - é a memória interna de 32GB do Switch que é a interface de armazenamento mais rápida do sistema.

Hora de mostrar os nossos trabalhos: eis um vídeo com uma demonstração dos tempos de carregamento.

O primeiro teste foi perto do Templo, uma área repleta de bens para carregar. Medimos os tempos de carregamento ao capturar o processo de carregamento no jogo, cortando cada carregamento ao frame exato - onde neste caso o armazenamento interno do console demora apenas 30 segundos até começar a jogar. É uma espera longa, mas 14% mais rápido do que o cartucho, menos 5 segundos. Até bate os 34 segundos conseguidos pelos dois MicroSDs, incluindo o modelo de 64GB. Outro ponto curioso é que ambos os MicroSDs ficam a meros segundos um do outro.

Isto acontece em mais casos. Carregamos outra área complexa, como a Aldeia Kakariko, e o armazenamento interno do Switch ficou novamente em primeiro. O MicroSD de 16GB está sempre em segundo, o MicroSD de 64GB em terceiro, e depois Zelda no cartucho sempre em último. Seja na torre gigante em Greath Plateau ou numa pequena shrine com um tempo de carregamento muito menor, a memória interna do Switch vence sempre nos tempos de carregamento.

O mesmo é válido para áreas com dados menores em termos de geometria e texturas; a Owa Daim Shrine é como muitas outras, demora perto de 10 segundos carregando independente de onde está instalado o jogo. No entanto, o armazenamento interno vence por um segundo. Carregar um jogo gravado é uma coisa, mas e as viagens instantâneas entre torres e shrines? É uma parte crucial do design do jogo tendo em conta a sua escala, grande o suficiente para ser dividido por regiões. Abrir o mapa e viajar instantaneamente mais uma vez demora 27 segundos a partir do armazenamento interno para nos levar à torre no Great Plateau. Menos 5 segundos do que no cartucho, demora 32 segundos, e os MicroSDs, que ficam no meio dos outros dois. Basicamente, na viagem instantânea temos a mesma diferença de velocidade do que ao carregar um save.

É uma vitória sólida para o armazenamento interno do Switch. Estes resultados surgem várias vezes mas não eram esperados, tendo em conta que esta partição NAND está fixa e não é expansível. Temos apenas 32GB mas pelo menos a Nintendo assegurou que a ligação com o chipset atinge velocidades decentes. Menos impressionante é o fato dos cartuchos ficarem sempre atrás. No pior resultado temos uma diferença de 5 segundos em Zelda, ficamos pensando como no futuro jogos com a escala de Skyrim podem ser afetados.

Zelda/Tempos de carregamento Switch Cartão Memória interna Sandisk 16GB Ultra UHS-1 Sandisk 64GB Extreme Plus UHS-3
Temple of Time (Carregamento inicial) 35.7 30.7 34.1 34.4
Kakariko Village (Carregamento inicial) 27.0 24.1 26.3 26.6
Owa Daim Shrine (Carregamento inicial) 9.5 8.7 9.3 9.3
Great Plateau Tower (Travel) 32.6 27.7 30.9 31.2
Dueling Peaks Tower (Travel) 20.5 18.8 19.8 20.1
Shrine of Resurrection (Travel) 24.2 21.8 23.0 23.8

Também temos que falar das velocidades dos cartões SD. Nenhum destes SDs Sandisk ultrapassa o armazenamento do console o que sugere um bloqueio de velocidade. Não importa qual seja a largura de banda no SD, seja 80MB/s no modelo de 16GB ou 90MB/s no modelo de 64GB, o Switch não tira proveito de nenhum. Desde que seja um UHS-1 no mínimo, consegue os mesmos tempos de carregamento, ou ligeiramente melhores, do que os de um cartão mais rápido.

No geral, quem quiser comprar um MicroSD, aconselhamos investir num UHS-1 com a maior capacidade que conseguires. Pode comprar um de 128GB ou um de 200GB. Não é o método mais rápido mas terá melhor velocidade do que num cartucho, e com muito espaço para futuros arquivos. Mas precisa ter algum cuidado na compra de um cartão.

Primeiro, se já baixou jogos para a memória do console, no momento é impossível transferir esses jogos para um MicroSD - uma grande falha da Nintendo. Assim que insere um SD, tem que baixar novamente todos os dados para o novo destino. É estranho não existir uma função de copiar no Switch, e para dados de jogos, tudo o que pode fazer é apagar. Alternativamente, existe a opção de arquivar, que também apaga os dados, mas mantém um ícone na tela principal com uma ligação para o downloads novamente. É um sistema bizarro que não faz sentido, e esperamos que a Nintendo adicione mais formas de mover os jogos entre diferentes locais.

Também vale a pena dizer que assim que instala um MicroSD no Switch, todos os jogos serão automaticamente descarregados para esse local. Ao contrário das imagens, não pode decidir onde os jogos são instalados - outro ponto que irrita após estes resultados. Apenas quando o cartão SD fica cheio é que o Switch começa a usar o espaço interno. Imagina que quer apenas um jogo na memória NAND interna - para desfrutar dos tempos de carregamento mais rápidos. Neste caso, terá de remover primeiro o MicroSD, instalar o jogo na NAND, e inserir novamente o SD. É estranho e fica o aviso.

sd

Felizmente, quem já usa um MicroSD mas quer adquirir um modelo com mais espaço não precisa baixar tudo novamente. Pode transferir os dados entre os dois MicroSDs usando um PC. Os nomes dos arquivos dos jogos são apresentados através de longos conjuntos de números e letras, mas pode ter uma ideia de qual é o jogo ao destacar a pasta, selecionar propriedades e verificar o tamanho dos arquivos.

Desta forma, pode simplesmente arrastar os conteúdos de um MicroSD para o outro, todos os jogos funcionarão no novo cartão - desde que o utilize n mesma console Switch. Também é muito útil pois isto oferece uma forma de guardar todos os seus dados do Switch; os cartões SD podem falhar algumas vezes.

Em termos de melhor performance, é uma pena que a interface mais rápida seja o armazenamento interno - que não pode ser melhorado. Além disso, o potencial para cortar os tempos de carregamento está limitado. Investir num MicroSD super caro não vai melhorar os tempos de carregamento, mas pelo menos não terá mais penalizações comparado com os cartuchos.

Se quer aumentar o espaço no seu Switch, a decisão é fácil. Tendo em conta a quantidade de produtos de menor qualidade e as imitações, recomendados comprar de uma marca respeitável e conhecida. No entanto, a maior conclusão destes testes é que investir o seu dinheiro na capacidade ao invés de velocidades mais rápidas é a melhor opção.

Comentários

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...