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Fast RMX demonstra um avanço tecnológico no Switch sobre o Wii U

Melhor resolução, performance mais rápida e melhores visuais.

Perante um catálogo de lançamento dominado por ports do Wii U, é difícil escapar à impressão que o Switch é mesmo uma versão portátil do console da geração anterior, mas com uma tecnologia muito diferente. Desde que começamos a jogar, a questão aqui no Digital Foundry é simples: o quão grande é o avanço tecnológico do Switch sobre o Wii U? Assim que os estúdios começarem a colocar as mãos no console, o que deveremos esperar dele? Fast RMX da Shin'en Multimedia sugere que o Switch tem muito mais para oferecer.

É um remake de um jogo do Wii U - Fast Racing Neo - mas não é um mero port. Existem muitos bens em comum mas os programadores remodelaram o design técnico da tecnologia de renderização para tirar mais proveito do Switch. Com esta sensação de inovação técnica, RMX continua a tradição estabelecida por uma variedade de espetaculares jogos de lançamento - todos eles de corridas. Ridge Racers no PSP, Project Gotham Racing no Xbox e F-Zero no Super NES demonstraram as credenciais tecnológicas de um novo console. Talvez seja o mais belo jogo portátil, RMX combina uma performance fluída, visuais impressionantes e gameplay viciante num só.

A missão com RMX é clara - extrair o máximo possível da tecnologia Tegra do Switch. O resultado é uma grande melhoria na qualidade visual, confirmando que o novo console é muito mais capaz do que o Wii U.

No Wii U, Fast Racing Neo usa upscaling temporal que transforma uma imagem 640x720 numa a 1280x720. Funciona, mas existem artefatos e brilho, dando a impressão que roda uma resolução inferior. No Switch, RMX salta para uma resolução adaptável que se ajusta dinamicamente dependendo da carga sobre a GPU.

No dock, o jogo salta regularmente entre 900p e 1080p - ou inferior em alguns instantes - enquanto no portátil desce para 720p e até inferior em alguns instantes. Segundo sabemos, existe um pequeno problema com o atual firmware do Switch que causa uma ligeira drenagem dos recursos GPU - assim que corrigida, RMX poderá rodar a 1080p no dock. Não existe anti-aliasing mas a resolução média superior e a falta de artefatos no Switch cria uma apresentação muito mais limpa.

Análise em vídeo de Fast RMX, destacando as melhorias visuais sobre a versão para Wii U.

A apresentação também foi refinada - a GPU mais rápida do Switch permite implementar um sistema de dispersão de luz atmosférica mais robusta. No Wii U é usada uma abordagem screen-space simples, mas RMX demonstra melhor precisão e qualidade de iluminação. As pistas ficam mais ricas.

Uma das pistas até apresenta luzes dinâmicas - algo impossível no Wii U devido às restrições na GPU. Os efeitos climáticos foram melhorados enquanto o efeito da chuva no vidro está mais real. Com efeitos melhorados, melhor resolução e iluminação, o mundo de RMX é muito mais vivo e apelativo do que no Wii U.

RMX é compatível com o HD rumble e pode ser um dos seus melhores exemplos. A vibração encaixa bem com as corridas e realça a sensação ao jogar. Foi criado graças à transformação de frequência dos efeitos sonoros originais através de várias frequências de vibração. As trilhas de frequência são depois equilibradas para ter a sensação final. O resultado final é uma mistura de som, vibração e estimulação visual que combinam de grande forma.

SwitchWii U

Improved image quality on the Switch eliminates combing artefacts present in the Wii U version - artefacts which are evident in the reflections along the roof of the tube.

SwitchWii U

On top of eliminating rendering artefacts, the changes made to lighting allow for a more vibrant presentation on Switch.

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Weather effects are slightly improved on Switch, while track lighting appears more natural.

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Motion blur is rendered with higher precision on Switch. The Wii U version of the effect introduces a lot of visual glitches across the scene.

O menu principal foi redesenhado com bens a 1080p e melhores transições. É possível personalizar os controles e gráficos: exposição HDR e aberração cromática são dois exemplos. Os tempos de carregamento também são rápidos no dock e portátil.

Tudo isto a 60fps suaves no dock ou no portátil. Em várias horas de jogo tivemos uma performance sólida no modo solo. Existem ocasionais quedas e a versão para Wii U fica perto de igualar isto, mas certas pistas exibem pequenas quedas para 50s - algo que não existe no Switch.

A performance é alcançada através da resolução dinâmica. Quando a GPU excede 95% dos recursos disponíveis, a resolução baixa em segmentos de 0.001% para transitar de forma suave entre várias resoluções. É cerca de um pixel por frame, que continua baixando até os recursos da GPU estarem abaixo de 95%. O jogo está constantemente atualizando a resolução em pequenas quantidades dependendo da carga sobre a GPU, eliminando saltos bruscos entre resoluções fixas.

As várias opções de tela dividida operam a 60fps - uma melhoria sobre a versão para Wii U. Apesar do multi local manter os mesmos 60fps fluídos do modo solo, encontramos algumas quedas que duraram alguns segundos.

Seja no dock ou portátil, solo ou no multi, conta com 60fps estáveis - não são um mero alvo, é o mais perto que podemos esperar de um modo solo fixo tendo em conta a riqueza visual da experiência. Esta incrível aderência aos 60fps mesmo em modo portátil torna tudo ainda mais impressionante.

Ficamos impressionados com Fast RMX: é um jogo lindo, carregado de conteúdo e divertido. Apesar de certos jogos no lançamento do Switch parecerem caros para o que oferecem, RMX não é um deles. Com tanto conteúdo metido no jogo, Fast RMX é o melhor jogo na eShop e junto com The Legend of Zelda: Breath of the Wild, é uma compra essencial para o Switch.

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