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PlayStation 4 Pro - Análise

Uma atualização no meio da geração de consoles.

Um PlayStation digno para TVs da geração 4K?

Seja ao abraçar a VR ou a desafiar o ciclo de consoles, é preciso dar mérito à Sony - esta companhia sabe como arriscar. Não existe nada maior do que o PlayStation 4 Pro, um console que não pede apenas para atualizar o seu console, mas também a sua tela. Construído para as novas TVs 4K Ultra HD, o Pro oferece melhorias na CPU e GPU sobre o atual PS4. Oferece espantosas melhorias visuais sobre os jogos do mesmo console, mas mesmo títulos com modestos ajustes, vemos claras melhorias. Tendo em conta o seu preço, é um console muito atrativo.

No entanto, para os que estão familiarizados com o PS4, tudo poderá ser muito familiar. O console usa o mesmo design que a CUH-2000 PS4 Slim, e iniciar o console ou navegar no menu é similar. Nada indica uma melhoria, exceto a adição de suporte para 2160p no menu de saída de vídeo, junto com uma nova tela informativa que analisa sua TV e avisa se o HDR é suportado, e quais os conteúdos DRM são suportados.

A Sony indica claramente que o PS4 e o Pro são da mesma família, mas isto pode confundir. Por exemplo, nada indica se o jogo que vai jogar tem suporte para o PS4 Pro. Nem sequer um pop-up explicando que existem atualizações Pro para os seus jogos. Pessoalmente, teria maior probabilidade de revisitar os meus jogos se surgisse uma indicação de atualização PS4 Pro. É algo que esperamos que seja corrigido pela Sony.

Análise ao PS4 Pro em vídeo. O quão bom é o console para telas 4K e o que esperar para quem tem uma TV 1080p?

Base PS4 PS4 Pro Melhoria
CPU Oito núcleos Jaguar a 1.6GHz Oito núcleos Jaguar a 2.1GHz 1.3x
GPU 18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz 36 unidades computacionais Radeon GCN melhoradas a 911MHz 2.3x FLOPs
Memória 8GB GDDR5 a 176GB/s 8GB GDDR5 a 218GB/s 24% mais de largura de banda, 512MB extra de memória utilizável

PlayStation 4 Pro: a performance dos jogos normais

O processo de migração do PS4 para a Pro é muito simples. o novo console usa o mesmo menu e as mesmas opções - podem passar suas coisas para um disco externo e depois restaurá-lo no Pro. Alternativamente, liguem ambos os consoles ao router via LAN e todos os conteúdos do disco podem ser enviados para o Pro (mas cuidado, isto pode demorar mais tempo do que a outra opção). No momento não podem pegar seu disco antigo e inseri-lo no Pro - os drives são encriptados, cada PS4 tem a sua chave encriptada.

Com todo o nosso conteúdo copiado para o novo console, decidimos começar os testes olhando para a apresentação e performance de jogos existentes. O Xbox One S tem um aumento na GPU sobre o original, resultando num pequeno aumento na performance que, apesar de não ser essencial, é bom ter. Quando falei com Mark Cerny sobre melhor performance do PS4 base no Pro, ele descartou isso rapidamente pois isto é algo que nasce no console final.

A GPU do Pro desliga metade das unidades computacionais e o resto é reduzido de 911MH para 800MHz como no PS4 normal. Usamos a repetição de Project Cars nos dois para avaliar a performance em condições iguais num jogo que puxa pela CPU e GPU, e vimos resultados idênticos. O objetivo da Sony é manter a compatibilidade, mas gostaríamos de ter a opção de desbloquear uma performance Pro (ou pelo menos os relógios adicionais) nos velhos jogos do PS4. Existe um precedente aqui: o PS2 introduziu um filtro de texturas adicional para rodar jogos do PS1 via retrocompatibilidade - era uma opção, e era avisado que podia ser usada com certos riscos.

Consumo de energia e ruído

O modo base apresenta métricas interessantes no consumo de energia - apesar de desligar metade da GPU, o Pro usa mais energia para rodar jogos base do PS4 do que o novo PS4 Slim. É muito mais eficiente do que o PS4 de lançamento, e o consumo geral é fascinante. O novo processador do Pro é fabricado com uma tecnologia transístor FinFET, logo a performance por watt é uma grande melhoria sobre o PS4 original.

Em termos gerais, jogar um título compatível com o Pro apenas consome cerca de 10W a mais de energia do que rodar um jogo do PS4 normal no console original (isto varia de jogo para jogo - usamos inFAMOUS: First Light no teste), o que explica porque é que o consumo de energia aumentou para 310W e porque temos o mesmo cabo usado no PS3 de lançamento. A métrica 310W é quase certamente a capacidade medida do cabo interno - o consumo real deve ser metade disso em gameplay normal em jogos no Pro.

Em termos da performance acústica do Pro, tem muito mais em comum com o PS4 normal do que com o Slim. Esperávamos que o console tivesse uma ventoinha maior - normalmente, quanto maior a ventoinha, mais lento roda para dissipar a mesma quantidade de calor. Ainda não testamos exaustivamente o Pro, mas notamos um pico de 55dB ao jogar inFAMOUS: First Light, mas não é o quão ruidoso é, mas sim o som que faz. A ventoinha gira para cima e para baixo e é claramente audível do outro lado da sala. Os testes iniciais no aquecimento mostram um perfil similar ao do PS4 normal. Teremos mais sobre isto mais tarde, mas no momento podemos dizer que uma bela quantidade de calor é retirada da traseira da unidade, e tal como em qualquer console da atual geração, não deve ser mantida num espaço fechado.

PlayStation 4 Consumo de energia (Watts) PS4 Pro CUH-7000 PS4 Slim CUH-2000
Menu (Online, Instalação de disco) 75 75
Menu (Online, durante Download) 71 71
Modo Descanso (Online, durante Download) 58 46
Project Cars (Modo Base) 104 84
Project Cars (Modo Base) 104 84
InFamous First Light 155 (4K) 80 (1080p)

* Métricas do modelo CUH-1000 de lançamento serão adicionadas brevemente

O PlayStation 4 Pro é mesmo um console 4K?

Testamos vários jogos, mas a quantidade de atualizações e novos jogos é tanta que parece que ainda nem fizemos nada, mas já notamos algumas tendências. Quase todos os jogos permitem rodar numa resolução superior - resultando em super-sampling em uma tela 1080p, e a capacidade de obter mais detalhe em uma tela 4K.

As imagens 4K do Pro são muito boas. Existem jogos nativos como Mantis Burn Racing e Skyrim Special Edition (com todas as funcionalidades presentes no jogo base do PS4 e até pequenas melhorias), mas a chave para rodar jogos modernos a 4K no Pro reside em técnicas de conversão de resolução avançadas, como a checkboard. Este processo torna um bloco pixel 2x2 numa área 4x4 e recorre a uma resolução 1080p x2. Rise of the Tomb Raider é um dos melhores jogos 4K que vimos no Pro - roda por checkboard, mas apenas debaixo de intenso esforço vemos que não é 4K nativa. Em movimento é simplesmente lindo.

A checkboard assume várias formas e pode apresentar várias resoluções - os jogos inFAMOUS podem ir até 1080p (e manter um bom aspecto numa tela 4K) enquanto Deus Ex: Mankind Divided usa um conversor dinâmico e checkboard. No entanto, é igualmente claro que muitos estúdios não usam esta técnica e os resultados variam.

A grande surpresa é que a atualização de Uncharted 4 para o Pro parece usar uma conversão convencional, mas evita a maioria dos habituais artefatos devido à excelente técnica temporal super-sampling anti-aliasing. No entanto, a resolução base está perto de 1440p e apesar de ser lindo, parece muito suave numa tela 4K.

O mesmo acontece em Titanfall 2 - mantém o conversor dinâmico do jogo no PS4 normal, mas sobe para 1440p a resolução (e sendo justo, raramente para descer abaixo disto). Mais uma vez, a TSAA ajuda muito a evitar brilho na conversão de resolução, mas é mais suave do que os resultados via checkboard.

Call of Duty Modern Warfare Remastered? Calculamos que roda a 2880x1620 - com a ajuda de uma apresentação cheia de pós-processamento. É mais suave do que esperamos de uma resolução 4K, mas parece um belo salto sobre 1080p.

Tom e Rich falam sobre Uncharted 4 em modo de resolução superior - capturamos isto a 4K. Também temos melhorias no multi

Também podemos prever que alguns estúdios usem as suas soluções para converter para 4K - a Insomniac está usando a sua técnica de injeção temporal em Ratchet and Clank e vale bem a pena ver. Um belo jogo 1080p no PS4 normal fica mais nítido a 4K.

O PS4 Pro é um console a 4K? Devemos esperar resultados variáveis nesta fase de lançamento, e baseado no que vimos, é o que temos. No seu melhor, os resultados são espantosos - e não estamos limitados por jogos mais antigos. Rise of the Tomb Raider e Call of Duty Infinite Warfare rodam por checkerboard para 2160p com resultados espantosos para uma caixa de poder GPU limitado, comparado com as mais recentes placas gráficas do PC.

No resto, os resultados parecem um pouco suaves, mas a apresentação de Uncharted 4 ainda é uma melhoria palpável sobre a 1080p vista no PS4 normal. Para um console de $399, aceitamos, e vale a pena dizer que os próximos jogos que vimos em vários eventos mostram que as credenciais 4K da Sony são espantosas. Horizon Zero Dawn e Days Gone mostram que jogos de topo podem apresentar uma experiência 4K.

Não resistimos. Jogamos Rise of the Tomb Raider no PS4 Pro e no PC com uma Titan X Pascal. Ambos a 4K.

Uma parte importante do pacote 4K é a HDR - high dynamic range. Do que vimos, apresenta muito mais detalhes nas cenas, indo de melhorias sutis até a diferenças do dia para a noite. O Pro tem um modo HDR no menu, mas nada garante que o jogo suporte a funcionalidade. Na verdade, atualmente, a grande maioria não suporta.

Em opção, poderá ser ativada no menu do jogo - como visto em InFamous First Light, Deus Ex Mankind Divided e Uncharted 4. Devido a limitações nos meios que temos disponíveis, não conseguimos mostrar as diferenças, mas vale a pena ter em conta que os resultados HDR variam dramaticamente de uma tela para outra.

Já vimos, em eventos, jogos demonstrados numa TV ZD9, uma das melhores e mais caras. Revisitar Uncharted 4 na nossa Panasonic DX750, mostra melhorias mais sutis, mais corretas se preferirem. Comprar uma TV HDR para jogos é uma espécie de campo minado atualmente, e obter uma experiência radicalmente diferente da HDR parece depender da quantidade de dinheiro que pode pagar.

E jogos a 1080p?

A ênfase está nos modos de alta resolução, mas a preocupação é que o Pro não ofereça muito para entusiasmar quem tenha telas 1080p e não querem comprar uma nova TV. É algo justo e apesar de existirem belas e baratas TVs 4K, como a Samsung KU6400, a tecnologia HDR ainda está na sua infância - mas existem boas razões para permanecerem a 1080p. O que oferece o Pro aqui?

A conclusão é que varia de jogo para jogo. Devem esperar super-sampling como o padrão - o processo em que uma imagem de maior resolução é convertida para 1080p. Pode não soar bem, e a melhoria na qualidade de imagem depende do quão boa o anti-aliasing era no jogo no PS4 normal. Jogos como Uncharted 4 já eram muito limpos, mas em outros a diferença pode ser dramática.

Rise of the Tomb Raider tem problemas com o detalhe sub-pixel, resultando em brilho e pixel-popping que afeta muito um jogo que no restante é lindo. No PS4 Pro, rodando por super-sampling, limpa todos os artefatos e fica com um aspecto sensacional. Mais, os jogos que operam com resoluções dinâmicas também recebem claros benefícios - Titanfall 2 é um dos destaques.

A Sony dita que os jogos no Pro devem operar no mesmo frame - ou melhor - do que no atual PS4. É uma grande ambição, tal como vimos em Mantis Burn Racing - que sofre com ocasionais quedas em 4K, enquanto a 1080p permanece suave (a VooFoo Studios diz que estão corrigindo isto). No resto, Uncharted 4 perde frames de forma similar ao jogo no PS4 - sem melhorias, mas não pior.

Mas existem melhorias na performance. Call of Duty Modern Warfare Remastered parece se manter mais perto dos 60fps, enquanto mantém a resolução a 2160p - por isso tem mais performance e melhor qualidade de imagem. No entanto, alguns jogos mantêm a 1080p, ao invés de de puxar pela GPU do Pro para bombear mais frames.

Os jogos inFAMOUS da Sucker Punch oferecem esta funcionalidade, e os testes iniciais com First Light mostram o jogo rodando de forma mais suave - o primeiro nível mostra resultados de 50-60fps. Também foi feito muito na versão Pro de Rise of the Tomb Raider no seu modo de frame desbloqueado. Mais uma vez, passamos pouco tempo com o jogo, mas a melhoria na performance é tangível.

Alguns títulos focam-se apenas nas melhorias visuais a 1080p, Paragon da Epic sobe a resolução de 900p para 1080p e adiciona algumas funcionalidades visuais adicionais. Também nos disseram que Mass Effect Andromeda apresentará modo 1080p checkboard e 1080p melhorado - algo que esperamos ver em outros jogos Frostbite (até agora, FIFA 17 e Battlefield 1 não foram atualizados).

Da nossa perspectiva, ter um PS4 Pro numa tela 4K com um jogo otimizado de acordo é mesmo espantoso - mas estamos num ponto de transição na tecnologia das telas, e quase certamente teremos mais Pros ligados a telas 1080p do que a telas 4K a curto prazo.

Esperamos ver mais programadores seguindo a rota de Rise of the Tomb Raider, que oferece várias opções, mas como a CPU recebeu apenas um pequeno aumento no poder comparado com o salto na GPU, não podemos esperar que o PS4 Pro seja capaz de 60fps em todos os jogos do PS4 que rodam a metade desse frame.

Sony PlayStation 4 Pro - O veredicto da Digital Foundry

O PlayStation 4 Pro está à altura do marketing? Sim. No seu melhor, é capaz de produzir resultados apelativos a 4K. Comparem Rise of the Tomb Raider no Pro com um PC de topo em ultra lado a lado e verá que a maioria da claridade 4K está lá, muito do detalhe está lá e o frame é o grande diferenciador. Mas o fato de uma caixa de $399 conseguir isto, é um feito espantoso.

As tecnologias estão prontas para assegurar que o PS4 Pro funcione lindamente no mundo 4K, mas os jogos de lançamento mostram que a transição não será plenamente suave. Muitos jogos operam perto de 1440p - para nós um melhor par para o console baseado nas técnicas de renderização estabelecidas. O fato de Uncharted 4 não chegar a 4K ou sequer 1800p não é um bom resultado tendo em conta que o Pro é promovido como a referência para a tecnologia PlayStation 4. No entanto, ainda continua lindo - as técnicas de renderização modernas estão tornando a ligação definitiva entre número de pixeis e qualidade de imagem numa área cinzenta.

A implementação Pro deverá melhorar com o tempo, e os jogos da Sony que já vimos (Horizon Zero Dawn, Days Gone) estão sensacionais, mas será preciso tempo para os programadores tirarem total proveito do console. Por outro lado, mesmo atualmente, mesmo com tantas variações de modos de alta resolução, a conclusão é óbvia. Por pouco mais dinheiro, terá muito mais poder.

Se ainda não tem um console PlayStation e quer investir, compre o Pro sem dúvidas. Terá o dobro do poder GPU, uma CPU mais rápida, preparada para as futuras telas e streaming de mídia - e o dobro do espaço no disco. O preço é bom o suficiente que serão precisos belos bundles a preços agressivos para tornar o PS4 normal apelativo.

Se já tem um PS4, a escolha é complicada. Não existem jogos exclusivos, os jogos são os mesmos, e os atuais apenas rodam melhor se forem atualizados. Se tem uma TV 4K ou quer uma, a melhoria vale a pena, mas existe pouco que torne seu atual console obsoleto. Perto dos 50 milhões de consoles vendidos, é provavelmente algo bom. Mas se acompanha os artigos da Digital Foundry é porque aprecia a qualidade de imagem e performance tanto como nós, por isso é difícil ultrapassar o fato que existe um console melhor do que o que temos - e se mais jogos seguirem a abordagem às melhorias como Rise of the Tomb Raider, o PlayStation 4 Pro será essencial.

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