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Rise of the Tomb Raider: PS4 Pro vs PC - Primeira comparação gráfica

Vídeos comparam as forças e fraquezas da experiência 4K nos consoles.

Além dos jogos exclusivos da Sony presentes na PlayStation Meeting, havia um jogo de um estúdio externo que se destacava com a sua impressionante demonstração de proeza 4K do PlayStation 4 Pro - Rise of the Tomb Raider da Crystal Dynamics. Tal como o seu predecessor, existe uma grande capacidade de adaptabilidade no motor e arte, significando que o jogo brilha verdadeiramente num PC de topo com definições e texturas no máximo. Na verdade, existem definições inacreditáveis que vão além do limite. A questão é quanta dessa experiência completa a Nixxes, parceira da Crystal Dynamics, inseriu na versão PS4 Pro?

Rise of the Tomb Raider destaca muitas das forças e fraquezas que os estúdios enfrentam com o PS4 Pro. Começando pelos pontos negativos, os 60fps estão - obviamente - fora das possibilidades para um título de topo como este, e Rise of the Tomb Raider foca-se nos 30fps fixos, padrão dos consoles.

Segundo, um conjunto das definições de topo foram reduzidas - a qualidade das sombras foi afetada, enquanto a qualidade da iluminação especular não parece ter a revisão feita no PC, resultando em algumas arestas mais bruscas que afetam a geometria. A sequência de fuga no nível do Arquivo Inundado sugere que os efeitos de fogo foram reduzidos, o que afeta a iluminação dinâmica na cena, e talvez a onda de calor.

A maior diferença deve-se às limitações principais do PS4 Pro - o fato da sua GPU não ser capaz de lidar com 3840x2160 nativa, junto com a falta de uma quantidade adicional significativa de memória. Os estúdios têm acesso a várias estratégias para converter a resolução dos seus jogos para 4K no PS4 Pro, e apesar da Crystal Dynamics não ter revelado a técnica utilizada aqui, a apresentação geral parece um pouco suave, mais do que nos títulos internos da Sony que vão usar a conversão de resolução em quadro de xadrez.

Uma visão às principais diferenças entre Rise of the Tomb Raider no PC com tudo no máximo, contra a versão para o PS4 Pro.

Segundo, fica claro que a definição very high das texturas no PC oferece uma qualidade muito maior na arte. Escolham cenas do vídeo a 4K de dois minutos apresentado pelo estúdio e é uma diferença do dia para a noite quando comparado com a versão para PC no máximo. Mesmo se olharem para o nosso vídeo de comparação a 1080p ao invés de 4K, as diferenças são visíveis.

Por um lado, isto destaca as fraquezas fundamentais do PS4 Pro. Mesmo que os estúdios tenham acesso a 512MB adicionais de RAM (presumivelmente retirados da reserva de 3GB para o sistema), não chega para acomodar as texturas 4K que os estúdios oferecem nos jogos. No caso de Rise of the Tomb Raider, não surpreende que a versão para PS4 Pro ofereça bens similares aos do jogo no Xbox One, qualidade de texturas equivalente a high do PC. É uma limitação - especialmente quando o Xbox Scorpio da Microsoft parece vir a ter 12GB de memória - mas pelo lado bom, pelo menos neste jogo, essa inferiorização é apenas um problema nas cutscenes.

Não vimos o mesmo conteúdo de Rise of the Tomb Raider a 1080p comparado com 4K, por isso será interessante ver como os modos de qualidade e performance do estúdio se comparam com o que vemos aqui. Esta não é uma experiência nativa a 4K, mas os bens existentes sugerem que oferece uma grande melhoria na resolução sobre o conteúdo visto no Xbox One - que é fantástico a 1080p. Tendo em conta que o que vemos aqui vem de uma caixa que custa $399, é impressionante tendo em conta o alto calibre do equipamento necessário para ter uma experiência 4K equivalente no PC.

Ficamos impressionados com o que vimos de Rise of the Tomb Raider no PC, e este modo de resolução superior no PS4 Pro está com bom aspecto. Tendo em conta as outras opções do PS4 Pro prometidas pelo estúdio, estamos ansiosos para testar quando tivermos um PS4 Pro disponível.

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