Brasilgamer.com.br

O que oferece a atualização de Overwatch para o PS4 Pro?

Será que pelo menos traz alguma melhoria?

Após o entusiasmo quando a Blizzard anunciou que iria atualizar Overwatch para o PlayStation 4 Pro, surgiu alguma confusão quando parecia que as melhorias eram mínimas. A olho nu, as melhorias pareciam inexistentes. Após investigar a nova atualização, acreditamos que é uma das atualizações para o Pro menos impressionantes.

O número de pixeis no vídeo de Overwatch capturado a 4K mostram que ainda usa a mesma resolução 1080p nativa - muito abaixo do esperado. Decidimos contactar a Blizzard para sabermos mais sobre a atualização Pro, e a resposta que tivemos foi:

"Os jogadores de Overwatch podem esperar uma performance melhorada a 1920x1080 no PlayStation 4 Pro. Também introduzimos algumas pequenas melhorias para tirar proveito das capacidades do console, incluindo melhor filtro de texturas e melhorias na interface de usuário."

É isto. Claro que é desanimador, tendo em conta que 1080p já existia no PS4 normal. Onde era usada uma resolução dinâmica, mas raramente baixava de 1080p. Em termos de qualidade de imagem, é uma desilusão, e se estavam à espera de 1440p ou até 1800p por upscale para a sua TV Ultra HD, pode esquecer. Se esperavas uma melhoria para as definições épicas do PC, ficará desiludido.

Procuramos as melhorias visuais em Overwatch, se é que existem.

No entanto, algo foi feito e preparem-se, apesar de rodar a 1080p no Pro, as barras de vida e retratos agora são apresentados a 4K. Sim - temos HUDs 4K em cima de todo o gameplay 1080p. Claro que não faz diferença nenhuma para a qualidade geral da imagem em elementos de gameplay, e o jogo apresenta o mesmo nível de pixel crawl que antes. A sobreposição 4K é um esforço simples, mas nos deixou pensando se as funcionalidades gráficas foram melhoradas de outras formas no Pro?

O filtro de texturas foi melhorado e o Pro apresenta um aspecto tão bom quanto no PC rodando com as definições superiores para o filtro anisotrópico. No entanto, a arte em si está igual e melhorias nos efeitos são mínimas. A versão para PC oferece várias vantagens nas definições superiores, como sombras de maior qualidade, mapa de reflexos melhorado e um efeito de profundidade mais suave. No PS4 Pro apenas temos uma pequena melhoria no campo de profundidade. O PS4 normal usa um efeito de baixa qualidade, no Pro temos um meio termo entre o PS4 normal e o PC no máximo.

Quanto aos frames, não seria tolerado nada além de 60fps fixos, é precisamente o que temos, tal como no PS4 normal. Não haviam muitas queixas quanto a isto, e a performance nunca esteve em risco com esta atualização.

Overwatch maximizado a 4K fica lindo - como demonstrado aqui com a ajuda da Nvidia GTX 1080.

O PS4 Pro fica com gameplay a 1080p a 60fps. Embelezado com sobreposições e texto 4K, filtro de texturas de maior qualidade, e campo de profundidade melhorado. O potencial era muito maior, e a Blizzard até pode precisar de mais tempo para otimizar os 60fps numa resolução como 1440p, ou até experimentar a checkboard. Overwatch fica excepcional em resoluções superiores, mas por enquanto isto são meras suposições.

Mas ficamos questionando qual o pensamento da Blizzard ao adicionar suporte para o Pro; apesar de não ser nada de mais um melhor filtro de texturas e HUD 4K, não parece valer o esforço e tempo. A melhoria no gameplay é mínima ou inexistente. O estúdio tem o hábito de atualizar e melhorar os seus jogos, ajustando-os e refinando-os ao longo do tempo, por isso, talvez esta seja apenas a primeira vaga experimental de mais melhorias a caminho. Mas é difícil afastar a sensação de desilusão quando o suporte para um jogo tão importante é tão pequeno.

Comentários (1)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...