Brasilgamer.com.br

Digital Foundry - Guia para as atualizações do PS4 Pro

Testando melhorias na resolução, performance e 1080p.

A missão da Digital Foundry é testar todas as atualizações para o PS4 Pro e descobrir quais são as melhorias.

São cada vez mais os jogos atualizados para o PlayStation 4 Pro - sendo difícil acompanhar. Iremos olhar para o maior número possível de jogos, e como muitas das melhorias são simples aumentos na resolução, decidimos preparar um só artigo de referência, que contém análise em vídeo e um resumo das principais melhorias.

As nossas ferramentas funcionam a 4K para capturar os formatos compatíveis, mas os elevados níveis de compactação do Youtube tornam difícil ter uma sensação da melhoria. Por isso mesmo, lançamos um Patreon que oferece tudo o que fazemos em cristalinos 4K para download - neste momento é h.264, mas estamos pesquisando HEVC para a mesma qualidade, mas com tamanhos menores. Podem verificar uma amostra em digitalfoundry.net.

Além de cobrir o maior número possível de lançamentos do PS4 Pro, iremos atualizar quando forem lançadas atualizações que melhoram a performance e outras funcionalidades. Revelamos que Watch Dogs 2, Mantis Burn Racing e Deus Ex Mankind Divided têm problemas na performance inexistentes no PS4 original e temos orgulho em informar que foram atualizados com correções. No caso de Mantis Burn Racing, 4K a 60Hz fixos foram confirmados pela VooFoo Studios, junto com suporte HDR.

Os jogos serão apresentados pela ordem que os testamos, os mais recentes acima.

Dishonored 2

  • Resolução: 1080p/1440p
  • Funcionalidades adicionais: Zero
  • HDR: Não

Dishonored 2 aumenta a resolução para 1440p, mas somente quando o Pro está conectado a uma tela 4K. Ligada a uma tela 1080p, a resolução nativa fica a 1080p - sem super-sampling para os que têm tela 4K. É estranho, especialmente porque a performance parece ser idêntica nos testes que executamos (talvez seja um gargalo na CPU).

Tal como no PS4 normal, Dishonored 2 roda no Pro com um bloqueio a 30fps, mas com a v-sync totalmente ativada. O frame pode descer dos 30fps - principalmente em cutscenes que usam o motor, mas aqui o Pro tem melhor performance que o PS4 normal. A melhoria na performance é especialmente perceptível nos combates com vários inimigos - algo com o qual o PS4 normal tem muitos problemas.

Comparação de Dishonored 2 entre várias plataformas, incluindo uma comparação com o PS4 Pro.

Hitman

  • Resolution: 1440p
  • Funcionalidades Adicionais: Super-sampling para 1080p e melhor performance
  • HDR: Não

O Glacier Engine da IO Interactive é algo belo, e as melhorias são palpáveis. A resolução é a maior beneficiada, com um aumento de 78% para 1440p. Numa tela 4K fica muito bem - talvez um pouco suavizada, mas a solução anti-aliasing combinada com a conversão de resolução funciona bem para preencher o número de pixeis ultra HD.

Existem outras melhorias. Hitman opera com um frame livre ou com 30fps fixos. O Pro se beneficia nos dois casos - primeiro, o modo 30fps não apresenta quedas, ao contrário do Xbox One e PS4 normal. No modo livre, temos uma vantagem de 10fps no mínimo - por isso os inconsistentes meios 30s sobem para 50fps.

Os tempos de carregamento são melhorados e o streaming de texturas também, ao ponto de dar a entender que temos bens de maior qualidade no Pro (na verdade, o PS4 normal apenas demora mais tempo a apresentá-los). É um jogo muito bonito com uma bela melhoria no Pro.

60fps fixos continuam escapando, mas as melhorias em Hitman são perceptíveis em todos os aspectos.

Rise of the Tomb Raider

  • Resolução: 2160p por checkerboard
  • Funcionalidades Adicionais: Super-sampling para 1080p, visuais enriquecidos ou frames livre a 1080p
  • HDR: Não

Outro jogo no Pro que precisa de ajustes, mas é promissor. O jogo é absolutamente lindo no PS4 normal, e a Nixxes tem um modo checkboard 4K espantoso que demonstra o quão eficaz esta técnica pode ser. Infelizmente, as grandes áreas como o Vale Geotérmico e a Base Soviética podem causar quedas abaixo dos 30fps. É uma pena porque o modo 4K não tem somente um belo aspecto nas telas 4K - é facilmente a melhor implementação de super-sampling que já vimos em telas 1080p.

Além disso, existe mais carinho para quem tem telas 1080p. O modo de frame desbloqueado mostra a performance chegando aos 60fps em níveis mais lineares, baixando para 40fps nas áreas maiores. A alteração não é algo que adoramos, mas temos certeza que outros vão agradecer. O modo de visuais enriquecidos a 1080p adiciona a tecnologia PureHair, melhor filtro de texturas, reflexos mais realistas, LOD's maiores, sombras mais suaves, e mais vegetação dinâmica.

Infelizmente, a atualização 1.05 estragou o ritmo de frames nos dois consoles, causando uma apresentação inconsistente que está muito abaixo da experiência suave e consistente que tivemos no lançamento do Pro, com a v1.04.

Rise of the Tomb Raider está a uma ou duas atualizações de se tornar um dos melhores títulos do PS4 Pro. Infelizmente, a atualização 1.05 introduziu problemas no ritmo de frames, causando uma performance inconsistente nos dois consoles.

Uncharted 4: A Thief's End

  • Resolução: 1440p
  • Funcionalidades Adicionais: Super-sampling para 1080p
  • HDR: Sim

O jogo épico da Naughty Dog é a melhor amostra tecnológica do PS4 normal, por isso seria de esperar que puxasse pelo Pro. No entanto, é mais um refinamento do que um grande salto na qualidade de imagem. A performance está igual à do jogo rodando no PS4 normal, significando que existem as raras quedas abaixo de 30fps com igual impacto no Pro. A maior melhoria está na resolução.

Quando vimos o jogo na PlayStation Meeting, reparamos em artefatos da conversão de resolução e algumas quedas na performance. A versão final parece optar por conversão direta para 1440p, produzindo uma apresentação ligeiramente suave em telas 4K, mas o excelente anti-aliasing temporal elimina todo o brilho nas arestas. Suporte HDR foi introduzido nos dois consoles, apresentando mais detalhe e oferecendo um contraste muito melhor - mas a diferença depende da tela que você usa.

Uncharted 4 está limitado a uma resolução de 1440p e suporte HDR no que diz respeito a melhorias.

The Last of Us Remastered

  • Resolução: 1800p (60fps), 2160p (30fps)
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling para 1080p, pior performance do que no PS4 normal no modo 60fps
  • HDR: Sim

Existem prós e contras em The Last of Us Remastered no Pro - primeiro, a implementação de HRD é linda, tirando máximo proveito da arte. É uma funcionalidade presente nos dois consoles. O Pro beneficia de um modo a 3200x1800 a 60fps, uma melhoria impressionante - mas com custos. Os momentos mais exigentes oferecem pior performance do que no PS4 normal, algo que esperamos ver corrigido pela Naughty Dog, especialmente porque significa que os jogadores do Pro com telas 1080p ficam com frames inferiores. Não devia acontecer.

A versão Pro tem coisas boas. O modo 30fps é o seu expoente visual. O Pro consegue 4K nativo, e fica absolutamente lindo. Tal como no PS4 normal, este modo apresenta mapas de sombra com maior resolução. É um jogo lindo no Pro, a uma atualização de ficar perfeito - mas é difícil acreditar que a Naughty Dog não tinha conhecimento da penalidade na performance antes da atualização para o Pro ter sido lançada.

The Last of Us Remastered, apresentado nos modos 30fps e 60fps.

Battlefield 1

  • Resolução: Checkerboard dinâmica, até 1656p (talvez maior)
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling parao 1080p, melhorias visuais e performance melhorada
  • HDR: Não

Existem várias melhorias no Pro neste lançamento da Electronic Arts. Battlefield 1 desfruta de uma melhoria na resolução dinâmica que leva o jogo além de 1080p, dependendo do conteúdo, e a performance é melhorada. Também foram adicionadas funcionalidades visuais: o detalhe nos terrenos foi melhorado, e a cadência pós-processamento também.

Até as texturas estão melhores. No PS4 normal parece operar com uma mistura de arte em medium e high, comparado com o PC, mas no Pro parece que Battlefield 1 roda com high em toda a arte. Ainda fica abaixo da versão para PC em ultra, mas a DICE conseguiu um bom meio termo entre melhorias na performance e qualidade visual melhorada, ao ponto da apresentação 1080p ser fantástica, mesmo que seja convertida por super-sampling pelo modo desenhado para suportar telas 4K.

Testes adicionais no modo multi de 64 jogadores revelaram uma grande vantagem para os jogadores no Pro, e em cenas menos exigentes, consegue chegar aos 60fps e se manter lá.

Um aumento tangível na resolução e melhorias na performance.

FIFA 17

  • Resolução: 4K nativo
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling para 1080p
  • HDR: Não

Uma melhoria simples, FIFA 17 desfruta de um salto na resolução e poucas melhorias adicionais, exceto na distância do gramado e uma melhoria na qualidade do campo de profundidade. Há quem defenda que o 4K é tão denso em pixeis que nem precisa de AA, mas tudo depende do conteúdo e FIFA 17 mostra isso - existe muito pixel-pop e brilho aqui, seja jogando no console normal a 1080p ou a 4K no Pro. Se existe AA, os efeitos são mínimos, mas o impacto é reduzido no Pro rodando numa TV 1080p.

Sem grandes alardes, mas roda a 4K nativo com 60fps consistentes durante o gameplay, é impressionante.

Resumindo, o PlayStation 4 Pro é um console curioso. Em títulos como Ratchet and Clank, FIFA 17, Infinite Warfare e Rise of the Tomb Raider está no seu melhor, mostrando um console capaz de entregar uma experiência 4K viável. Mas é interessante notar quantos jogos estão rodando a 1440p.

Ainda são os primeiros dias de vida do console, e os estúdios estão compartilhando as suas técnicas para maior resolução e tecnologias, esperamos melhorias nos próximos meses, conforme os melhores estúdios se familiarizam com o console. A curto prazo, tem sido encorajador ver tantos estúdios aceitando as críticas de performance inferior, apresentando atualizações rápidas para corrigir os problemas. Continuaremos atualizando este guia, por isso espere por mais análises.

Comentários (1)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...