Brasilgamer.com.br

Forza Horizon 3 a 4K 60fps é deslumbrante

A Digital Foundry testa a versão para PC no máximo e fala sobre a versão Xbox One S com HDR.

Está muito bom no Xbox One, mas com o equipamento certo, Forza Horizon 3 é de cortar a respiração no PC. Reforçando a fundação DX12 do excelente Forza Motorsport 6 Apex, a Playground Games fez uma maravilha tecnológica para PC - uma que testamos a 4K e 60fps. Um Core i7 6700K combinado com uma Nvidia's Titan X Pascal cumpre o serviço com ajustes mínimos e a experiência é fenomenal.

Forza Horizon 3 no PC é baseado em três fundações sólidas. Primeiro, tudo se resume à qualidade impressionante da versão para Xbox One - a qualidade dos modelos dos carros é igualada por um ambiente animado, rico e variado, céus lindos e iluminação sublime. Segundo, existe a sensação que os bens se adaptam bem a diferentes definições de qualidade: os detalhes impressionam a 4K no PC, as distâncias de visão são alongadas, o pop-in é reduzido e os efeitos são mais refinados .

O motion blur é mais suave, as sombras e reflexos mais nítidos e detalhados, sem esquecer a grande diferença: a capacidade de rodar a 60fps. O último pilar da qualidade do motor em si: Forza Motorsport 6 Apex está muito bom, mas Horizon 3 adiciona mais ambição tecnológica e visual - como seria de esperar quando a versão de console tem o dobro do tempo de renderização para produzir cada frame.

Forza Horizon 3 que temos jogado ao longo da semana, especialmente no Xbox One S, pois estava ansioso para jogar em HDR. Na verdade até fiquei desiludido com a experiência. Ao ligar o Xbox One S a uma Panasonic DX750 de 58 polegadas, o jogo passa de imediato para modo HDR ao iniciar, mas apesar de parecer existir maior alcance, a profunda riqueza da paleta de cores do título parece ausente. Parece quase deslavado, um forte contraste com as telas de carregamento.

Capturei muito do jogo no Xbox One S a 4K via conversão de resolução, principalmente devido a um email que recebi, indicando-me este blogue Alemão, que pinta um quadro altamente desagradável para o conversor de resolução 4K no novo console. Notamos que na nossa TV 4K Panasonic fez um melhor trabalho na conversão de resolução quando testamos inicialmente o console, mas temos passado algum tempo trabalhando nas nossas ferramentas de captura HDMI 2.0 4K, por isso parecia uma boa hora para testar o kit. O conversor parece mais suave do que um conversor Photoshop de capturas 1080p, mas parece funcionar bem.

Isto é fantástico. Um Core i7 6700K e uma Titan X Pascal usados em Forza Horizon 3 a 4K conseguem o mais aproximado possível de 60fps fixos.

O vídeo oferece uma boa imagem da performance do jogo mas os meus resultados estão no topo das expectativas, como seria de esperar ao usar equipamento deste calibre. Muitos jogadores falam de problemas no streaming do mundo aberto, e ao iniciar o meu save no Xbox One S, existiram glitches ao percorrer o mundo. Foram resolvidos ao desativar o anti-aliasing multi-sample, baixando para FXAA. Está abaixo da versão para Xbox One, mas com a densidade extrema de pixeis a 4K, existe pouco impacto na integridade visual. Segundo, descobrimos que cenas em floresta densa podem afetar o frame - isto foi resolvido com um overclock de +700MHz à GDDR5 da Titan X Pascal. Com estas definições, a maioria do mundo aberto de Horizon 3 roda sem erros, apenas uma área nos causou problemas - a cidade ao norte.

Existem desafios similares ao tentar correr a 1080p60. Com uma GTX 970 em high - mesmo com MSAA desativada, sombras em médio e um overclock - ainda existem problemas em florestas densas. A nova GTX 1060 é mais estável mesmo em ultra, enquanto a RX 480 da AMD parece acompanhar, se não estiver melhor mesmo.

Existe a sensação que é um motor 30Hz, e é preciso muito poder para ter 60fps fixos - as recomendações são um processador Core i7. É bom o jogo ser mesmo lindo a 30fps porque para muitos, poderá fazer sentido subir as definições de qualidade e bloquear a 30fps ao invés de perseguir os 60fps. A 4K, fixar a 30fps também pode oferecer uma sensação do que esperar do jogo rodando no Xbox Project Scorpio - é fantástico.

PCXbox One S 4K UpscalerXbox One S 1080p Photoshop Upscale

On first impressions, Xbox One S scaled up from 1080p appears to hold up rather well. Of course, it's generally blurrier and blockier, but the overall impression isn't bad. However, intricate detailing on the car and far-off detail blends away. The motion blur is also far more heavy-handed in removing detail on Xbox One. Note that the Xbox One S 1080p upscale shots were taken using another capture device, which seems to shift the colour balance a touch.

PCXbox One S 4K UpscalerXbox One S 1080p Photoshop Upscale

Xbox One's meshwork alpha transparencies hold up rather well on the left here. However, all foliage elements have more detail, ground textures are hugely improved and looking at the decals on the bonnet, PC obviously has access to improved, higher resolution art assets.

PCXbox One S 4K UpscalerXbox One S 1080p Photoshop Upscale

Look into the far distance around the mountain and you'll see the PC version resolving far more in the way of detail - view distance is pushed out significantly. This shot also highlights the importance of anisotropic filtering - we've got that set to 16x on PC.

PCXbox One S 4K UpscalerXbox One S 1080p Photoshop Upscale

Edges scale up to 4K better than expected on Xbox One, owing to the utilisation of 4x MSAA. However, road and car detail is on another level on PC, while there is additional precision to shadows and reflections. It's worth noting that we're only using FXAA on PC - MSAA is sheer overkill at this extreme pixel density.

PCXbox One S 4K UpscalerXbox One S 1080p Photoshop Upscale

An engine-driven cut-scene dramatically showcases what ultra-level motion blur does for the presentation - many more samples gives a cleaner look, while less detail is blurred away in the process. One explanation for the heavier blur on Xbox One may be the differing frame-rate - the simulated camera exposure will be twice as long.

Forza Horizon 3 é um jogo para PC lindo, mas a jornada para colocar um motor a 30Hz nos 60fps é incrível - parece que a Playground Games tem muito trabalho pela frente para otimizar o streaming de dados. Adoraríamos ter mais para apresentar mas mais uma vez, a Windows Store demonstrou não estar à altura da tarefa. Forza Horizon 3 chegou na Quarta-feira, mas foram precisos dois dias para transferir com sucesso o jogo.

O jogo exige que atualize para o Windows 10 Anniversary Edition, processo que demora mais do que esperado. Mais problemático foi o erro encontrado após transferir Forza Horizon 3, sem meios para apagar os dados corrompidos, ou reiniciar ou resumir a transferência. Apagar os conteúdos de c:\windows\software distribution pareceu resolver isso mas gerou outro problema - congelamentos aleatórios na app da Store ao longo da transferência de várias horas. A opção de reiniciar falhou completamente - e para reforçar a frustração, reiniciar o PC reiniciava a transferência.

Centenas de gigas desperdiçados e horas depois, a solução foi agarrar o ISO Windows 10 Anniversary Edition ISO da Microsoft, executar uma instalação limpa a partir de um segundo SSD e reiniciar do zero. Funcionou, e com velocidades de transferência maiores. Talvez algo errado tenha ocorrido com a atualização do Windows, mas a ideia é que transferir um jogo, ou até resumir uma transferência interrompida é uma funcionalidade tão básica que é difícil acreditar que a Microsoft não o consegue fazer como deve ser.

Valeu a pena - Forza Horizon 3 é fenomenal no PC, como o vídeo demonstra. Apesar dos poucos problemas, o streaming em segundo plano precisa de ajustes - mesmo os donos de processadores Core i7 que cumprem ou até ultrapassam os requisitos sofrem com problemas de trepidações, e mesmo a 1080p60, o equipamento passa por dificuldades. Para ter a experiência maximizada é preciso um equipamento caro. Em breve teremos uma comparação de Forza Horizon 3 no PC contra o Xbox One.

Comentários (12)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...