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FIFA 17: Como o Frostbite melhora os visuais

Digital Foundry joga FIFA 16 e 17 simultaneamente.

FIFA 17 passa para o motor Frostbite, o mesmo de Battlefield 1 e do próximo Mass Effect. Deixa para trás o motor Ignite usado entre FIFA 14 e FIFA 16 - introduzido para demonstrar o poder do PlayStation 4 e Xbox One - e permite uma grande melhoria na iluminação e efeitos atmosféricos. Colocamos os dois motores frente a frente para ver as mudanças e se temos a melhoria visual esperada.

Usamos um controle para jogar os dois jogos ao mesmo tempo: uma máquina rodando FIFA 16 com o Ignite, e a outra com a demo de FIFA 17 com o Frostbite. Esperamos melhorias entre a demo e o jogo final mas como um sinal das melhorias introduzidas com o motor, o nosso método de duplo controle mostra as áreas que mais foram trabalhadas. No entanto, o fato de as animações, menus, câmera e gameplay estarem tão aproximados, ao usar o mesmo comando fica claro que ainda existe muito em comum. Apesar da mudança de motor, é espantoso como FIFA 17 é similar ao seu predecessor em termos de mecânicas.

Lado a lado, vemos que locais como Stamford Bridge e Centurylink Field têm ligeiras mudanças na geometria e detalhes. Foram adicionadas novas cercas, estruturas de suporte alinhadas com a cobertura, materiais de vidro trocados para permitir que o sol passe por certas bancadas. Não esperem uma colossal melhoria; os estádios foram revistos e transferem-se para o Frostbite com poucos embelezamentos.

Existe uma clara melhoria visual com o Frostbite, mas existe muito em comum - desde os ângulos de câmera ao fato de um só controle permitir controlar bem os dois jogos ao mesmo tempo.

É o modelo de iluminação que mais separa os dois jogos. FIFA 17 faz uso de efeitos volumétrico de luz, preenchendo o ar de forma mais realista. Significa que feixes de luz se espalham corretamente pelo espaço sobre o gramado, enquanto antes existia um reflexo de lente básico em cada lâmpada. A mudança é vista com melhor efeito em Stamford Bridge à noite, e apesar do efeito estar exagerado para demonstrar a tecnologia, ajuda a adicionar uma sensação de volume ao ar.

A nova iluminação também afeta os materiais baseados nas físicas, usados em FIFA 17 para igualar propriedades reais no terreno e jogadores. Os gramados estão menos saturados e a vibração foi reduzida em prol de um tom mais leve e correto, como visto numa transmissão de TV. É preciso algum ajuste mas os benefícios são claros: os efeitos de iluminação foram melhorados, e o Frostbite reforça a qualidade das sombras pelo terreno em partidas diurnas - especialmente numa partida às 3 da tarde onde se espalham as sombras criadas pelo telhado.

E os jogadores? A nova iluminação transforma o tom de cor na pele, resultando num aspecto diferente. Inevitavelmente, alguns dos maiores nomes recebem a habitual atualização para refletir o seu novo aspecto. Cristiano Ronaldo e James Rodríguez estão atualizados com faces mais envelhecidas, tal como muitos outros, apesar da maioria dos jogadores manter a mesma aparência. Provavelmente são as mudanças na iluminação que produzem as maiores mudanças.

FIFA 16FIFA 17 Demo

FIFA 17's new lighting model has a big impact on the ambiance for each stadium. Frostbite adds a volumetric form of the effect to floodlights to the top left and right - though Notably some of these are removed at the front.

FIFA 16FIFA 17 Demo

Each stadium is transferred from the Ignite engine of FIFA 16 to make the most of the new tech used of FIFA 17. There are a few tweaks the geometry here and there, but most remain as they were.

FIFA 16FIFA 17 Demo

Frostbite adds a plethora of post-process tricks to FIFA 17, including a much-improved depth of field.

FIFA 16FIFA 17 Demo

Motion blur is also boosted in quality, with the sample-based implementation of the last game producing obvious trails in motion (note grass below). Frostbite introduces a more refined take on the effect.

Existem muitas animações reutilizadas dos jogos anteriores. Desde a corrida, truques, as várias finalizações, existe muito em comum entre FIFA 16 e 17, como podem ver no vídeo, é possível sincronizar a maioria dos movimentos com a precisão de um frame. Existem novidades, como cumprimentos de mão, celebrações e pré-jogo. A inclusão de grandes treinadores é outra novidade, e provavelmente onde é preciso mais trabalho. A série é uma mina de ouro para momentos estranhos, e a interpretação robótica de José Mourinho correndo nas linhas diferente da animação dos jogadores. É uma pena, tendo em conta a qualidade dos melhores modelos do jogo, como Zlatan Ibrahimović.

Temos iluminação e sombras melhoradas, estádios e jogadores ajustados, mas o outro benefício do Frostbite é a variedade de truques pós-processamento. Temos campo de visão e brilho melhorados, e uma lente estilo olho de peixe durante a apresentação dos estádios. O campo de profundidade é um destaque nas repetições de FIFA 17, onde o gramado mais perto da câmera e arquibancadas no fundo recriam melhor o ângulo focal real da câmera. O campo de profundidade foi aplicado no Ignition em FIFA 16, mas aqui a implementação vai mais longe.

O Frostbite também introduz uma versão muito melhor do motion blur nos replays e cutscenes. O motor Ignite já tinha a sua versão, mas produzida artefatos de mistura - um rasto em tudo o que se mexia. O novo efeito é mais suave, e mistura de forma mais elegante as amostras quando são exibidas as repetições. Ajuda a adicionar realismo ao jogo.

É usado 1080p nativo na versão para PS4 da demo de FIFA 17 com uma abordagem diferente à anti-aliasing. Acreditamos que a AA multi-amostra de FIFA 16 desapareceu, dando lugar a FXAA pós-processamento usada em jogos Frostbite como Battlefield 1. Curiosamente, também os alvos no frame vistos nos FIFAs com Ignite se mantém verdadeiros aqui. Significa um alvo de 60fps em gameplay na câmera normal, mas 30fps nas repetições, cutscenes e momentos pré-definidos. É o normal neste aspecto, mas o Frostbite adiciona v-sync adaptável, permitindo tearing no topo se um frame ultrapassar o orçamento.

Apesar das muitas similaridades com FIFA 16, especialmente na animação, o motor Frostbite ajuda a melhorar a atmosfera com melhor iluminação, uma nova conduta no prós-processamento em FIFA 17. Ficamos desanimados com a modéstia de FIFA 16, um derivado que não justificava o preço para quem comprou FIFA 15.

Apesar de não ser a revolução que pensávamos, muito do molde da série está rigidamente fixo, não é difícil ficar impressionado com algumas das mudanças em FIFA 17. Mesmo sendo apenas uma demo, este novo FIFA é muito do que esperávamos, e será interessante ver como o novo modo história usa a tecnologia.

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