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PS4 Pro oferece aos jogadores de Battlefield 1 vantagens no multi

Mais suave e com melhor resposta.

Battlefield 1 rodando no PlayStation 4 Pro apresenta uma tangível vantagem na performance sobre quem joga no PS4 normal, oferecendo uma potencial vantagem no gameplay. Nos nossos testes, confirmam até 47% de vantagem no frame em cenários em que o Frostbite está debaixo da maior pressão.

Ficamos impressionados com as melhorias no PS4 Pro feitas ao Frostbite quando testamos a campanha, mas a questão que permanecia era sobre a vantagem na performance no multi. Frames superiores significam menor latência, significando melhor resposta e uma experiência mais suave. Isto oferece uma vantagem tangível para quem joga no Pro, que brilha nos jogos com 64 jogadores, onde o motor enfrenta os seus maiores desafios.

Não foi fácil testar o multi. Jogar repetidamente o mesmo nível não funciona: o gameplay é tão dinâmico que os resultados de cada sessão seriam insignificantes, especialmente nos modos para 64 jogadores em que os jogos Battlefield apresentam profundos desafios à CPU - e GPU - nos consoles atuais.

A solução? Compramos uma segunda cópia do jogo e jogamos no PS4 Pro e PS4 lado a lado na mesma sessão, os jogadores no mesmo esquadrão, um atrás do outro. Isto aproxima a carga GPU, enquanto o stress sobre a CPU deve ser muito similar - as tarefas da CPU como físicas e processamento em segundo plano dos movimentos do jogador devem ser quase idênticas nos dois consoles que rodam os mesmos momentos de jogo, que computam a mesma ação.

Vídeo do PS4 e PS4 Pro do mesmo jogo multi capturado e analisado.

Baseado na nossa sessão, o Pro oferece uma vantagem de 10-15fps - vantagem que parece bem consistente independente do quão baixo o PS4 normal cai, por exemplo, um registo mínimo de 32fps chega como 47fps no mesmo ponto no Pro - um aumento de 47% na performance (assumindo uma margem de erro, pois a renderização não é completamente igual). Também é interessante a maior consistência dos tempos de frame no Pro. Battlefield 1 roda com v-sync, significando que o tempo de frame alvo é 16.7ms - 60 frames por segundo. Quando a performance desce podemos ver 33ms ou até 50ms de tempo de frame no PS4 normal - nos nossos testes, o Pro nunca excedia os 33ms. No calor da ação, o Pro oferece um feedback visual superior e uma melhor resposta, apesar de os 60fps fixos não serem possíveis em cenas exigentes.

A natureza dinâmica do jogo torna difícil as comparações visuais, mas além da melhoria na performance, Battlefield 1 também mantém uma vantagem na resolução no Pro, e não é difícil imaginar que as suas outras melhorias na campanha - texturas, efeitos e detalhe nos terrenos melhorados, também estejam no modo Pro. Todas estas melhorias beneficiam o jogador, quer esteja com uma TV 4K ou no modo 1080p (onde a imagem de maior resolução é convertida para 1080p).

A habilidade de cada jogador é o fator principal, mas os jogadores de topo vão tirar maior proveito jogando no Pro - é mais suave e tem melhor resposta. Os nossos testes foram feitos nos servidores para 64 jogadores, mas devem aplicar-se ao resto do jogo. Esperamos que a versão Pro fique mais perto dos 60fps do que a versão para PS4 normal. E uma forte melhoria para o Pro, mas interfere com o conceito de equilíbrio no multi dos consoles? Será interessante ver a resposta da comunidade, e a Digital Foundry contactou a Electronic Arts para saber mais.

Como nota final queremos falar dos relatos e discussão sobre performance reduzida no PlayStation 4 Pro desde a introdução da atualização 1.04 ontem, causando especulação que as funcionalidades no Pro foram desativadas. O anti-aliasing temporal foi ajustado, mas as melhorias no Pro não foram desativadas pois os nossos dados foram capturados com o jogo rodando a atualização 1.04. Também repetimos uma pequena seção da campanha e não vimos nenhum impacto óbvio na performance.

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