Brasilgamer.com.br

Análise à performance: The Witcher 3: Blood and Wine

A nova expansão comparada no PS4, Xbox One e PC.

A nova região de Toussaint em The Witcher 3: Blood and Wine está espantosa no PC e para beneficiar esta área no PlayStation 4 e Xbox One, o estúdio CD Projekt RED focou-se numa abordagem mais eficiente para a memória a respeito do streaming de bens - ajudando a melhorar os frames. Será que está à altura da versão para PC, e será que existem problemas na performance?

Temos 1920x1080 no PS4 e no Xbox One temos 1600x900. A imagem convertida no Xbox One cria algum blur, mas a qualidade das texturas é idêntica. Cada um está similar com os mapas de texturas de melhor qualidade do PC e felizmente, a geometria em Toussaint é igual, significando que terá esta bela área em toda a sua glória no PC.

Existe uma vantagem visual no PC e as diferenças entre as três versões recaem sobre as distâncias de visão. No PC temos uma distância de visão maior para as sombras, e temos mais árvores à distância. Nos consoles, geralmente temos a mesma densidade de vegetação e NPCs na praça principal. Existe muito detalhe em todas, mas só no PC entendemos o que a definição ultra oferece.

The Witcher 3: Blood and Wine analisado nas três plataformas.

Esta área está linda nos dois consoles, mas e quanto à performance? Durante as primeiras duas horas tivemos 30fps quase perfeitos, e a jornada de Geralt a cavalo foi apenas interrompida por ocasionais trepidações.

Quando nos aproximamos da cidade, o Xbox One começa a não conseguir o nível de performance do PS4. Ambos sofrem com uma trepidação ao se aproximar do castelo (momento único em que desce para 15fps) mas é o Xbox One que continua perdendo frames. Numa área movimentada, o Xbox One fica entre os 28-30fps, enquanto no PS4 temos 30fps firmes.

Assim que chegamos ao centro da cidade corre bem, mas até chegar lá o Xbox One tem mais problemas em segurar os 30fps. Nas primeiras batalhas o Xbox One tem problemas com cada golpe - especialmente quando as Scurver explodem. Na pior das hipóteses, desce para 26fps enquanto no PS4 vai para 28fps. Não é normal nas batalhas acontecer isto, já num encontro com um chefe, as quedas são raras nas duas versões.

PCPlayStation 4Xbox One

Toussaint's main city show a divide in draw distances between PS4, Xbox One and PC. Consoles fall short in terms of shadow and foliage draw, much like the base game - while Sony's machine renders in a few extra trees over Xbox One from this range.

PCPlayStation 4Xbox One

Texture detail is a match on all formats, but dulled on Xbox One from this distance, due to its 900p native resolution. Meanwhile PS4's native 1080p falls much closer to results seen on PC.

PCPlayStation 4Xbox One

Another shot to show the difference in foliage and shadow draw, with PC taking point.

PCPlayStation 4Xbox One

The core aesthetic of Blood and Wine carries over beautifully to console, reproducing the look of France's southern provinces.

PCPlayStation 4Xbox One

Characters are identical in detail up close too., though again PC draws in more detail across the distance in this shot.

A performance da expansão está similar ao das melhores seções do jogo base, e não vimos nada como Crookback Bog. Tendo em conta a complexidade visual deste novo local, os frames são suaves nos dois consoles - apesar do PS4 segurar os 30fps com mais firmeza, apresentar distâncias de visão maiores para a vegetação e 1080p. É impressionante o quanto a versão se mantém e só mesmo nos níveis superiores do castelo, nas perspectivas panorâmicas, vemos cortes nos consoles.

A CD Projekt Red continuou sempre refinando The Witcher 3, à procura de equilibrar os visuais e o frame nos consoles. Tecnicamente, esta expansão é o maior avanço, com otimizações que permite visuais mais ambiciosos e menos penalidades na performance. Pode ser a última expansão para a série The Witcher, mas Blood and Wine é uma bela despedida - e um bom sinal do que Cyberpunk 2077 pode apresentar em cada console.

Comentários

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...