Brasilgamer.com.br

Rise & Shine - Análise

Uma criança, uma arma lendária e balas pra todos os lados.

Uma criança pode salvar o mundo de uma invasão alienígena? Podemos dizer que em Rise & Shine esse é seu objetivo. Um jogo que combina harmoniosamente diferentes estilos de jogos e inúmeros tipos de mecânicas para criar uma experiência incrivelmente divertida.

Desenvolvido pela Super Mega Team, Rise & Shine é um jogo 2D de ação e plataforma com elementos frenéticos de tiro, oferecendo ainda puzzles ambientais para serem solucionados usando apenas sua arma, suas balas e seu raciocínio.

Depois de um breve tutorial onde iremos aprender a mecânica básica (opcional mas recomendado), vamos encarar uma desesperada missão de extermínio da raça alienígena. O que impressiona imediatamente é o estilo anime com que são feitos os cenários e os personagens. É simplesmente fantástico.

Basicamente, é um shooter bem simples de se executar. Com o stick analógico esquerdo, vamos nos mover, enquanto o direito é usado para apontar. Com o gatilho esquerdo você mira e efetua disparos com o direito. Tudo simples, certo? Mais ou menos! Isso porque nossos inimigos vão atirar dezenas de balas por segundo, então você vai entender que a situação pode se tornar muito complicada.

Além disso, os inimigos também atacam verticalmente, e com bombas que não podemos escapar. Cada inimigo é muito diferente, cada um com seu próprio estilo de ataque, suas armas e estratégias. Estratégias que serão a chave do sucesso para superar muitas das seções de cada nível.

Rise & Shine não é um jogo onde você sai disparando à vontade para avançar com agilidade. Na verdade, a quantidade de disparos será determinante para salvar a sua pele, porque temos apenas uma dúzia de balas e sua recarga é bastante lenta. E com a tela invadida por balas inimigas não vai ser fácil executar malabarismos com apenas um clique e um salto (que também pode ser executado de forma dupla).

O jogo parece muito diferentes e com um design interessante, mas segue mais ou menos o mesmo padrão: conseguir vidas, interromper temporariamente os ataques, e, em seguida, usar suas habilidades especiais nos pontos fracos de seus oponentes. No meio dos níveis também encontramos mini-chefes ou áreas áridas onde chegam ondas de inimigos. Ao longo do caminho vamos adquirir habilidades especiais, como a capacidade de utilizar balas teleguiadas ou munições alternativas como explosivos e granadas, por exemplo.

Rise & Shine não é definitivamente um jogo para todos. O sistema de controle é simples, mas "difícil de dominar". Exige alguns movimentos de manobra e devemos também utilizar sequências alternadas de movimentos para progredir. Por isso vai precisar de muita destreza, mas também paciência... muita paciência. Mesmo os jogadores mais qualificados e treinados para o gênero de ação-plataforma irão precisar de tempo para superá-lo.

Na verdade, cada nível apresenta novos desafios e novos inimigos, cada um dos quais precisamos de uma estratégia especial para serem vencidos. Às vezes isso pode deixar você nervoso, pois temos feito tudo da maneira correta, estamos a um passo de superar uma onda de inimigos e uma bala perdida pode colocar tudo em risco. Vai ser tentador largar tudo, mas, em seguida, o espírito competitivo (se houver) levará você para mais uma tentativa.

Rise & Shine não é um jogo muito longo, oferece quatro ou cinco níveis, no máximo. Mas para superar cada um deles vai levar cerca de meia hora ou até mais do que isso, dependendo do seu grau de habilidade (e paciência, especialmente com o chefe final). Um desafio para aqueles que não tem medo de testar seus reflexos e nervos.

Qualquer semelhança com Metal Slug é pura coincidência e se você gosta deste estilo de jogo, Rise & Shine vai garantir horas de diversão, ainda mais se você está em busca de belos e difíceis desafios. Agora se você é daqueles que perdem o controle facilmente, fique longe do jogo.

Rise & Shine - Análise Christian Donizete Uma criança, uma arma lendária e balas pra todos os lados. 2017-01-13T00:05:00-02:00 4 5

Comentários

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...