Brasilgamer.com.br

PES 2017 - Análise

A Konami entra em campo com sua nova temporada.

Jogos de futebol sempre dividem opiniões. Isso é muito bacana, pois obrigam as desenvolvedoras sempre a melhorar e inovar seus produtos para conseguirem manter, e até mesmo aumentar o seu público. Todo o ano a Konami e a EA travam uma batalha em busca do melhor simulador e esse ano não será diferente, sendo assim, declaro aberta a temporada 2017, onde quem dá a largada é a Konami com PES 2017.

A versão de Pro Evolution Soccer 2017 disponível para nós, de fato, foi completa em todos os aspectos, exceto o servidor, que não estava online. Portanto, começamos nossa jornada sem MyClub, divisões online e, sobretudo, nenhuma atualização. Dessa forma, nossa análise começa com o desempenho do jogo no modo solo, especialmente, a jogabilidade de PES 2017.

Podemos dizer que PES 2017 é uma evolução do produto em relação ao título do ano passado. A produtora de PES tem trabalhado duro para suavizar as arestas do seu jogo, de modo a oferecer uma experiência mais completa e fluida do que no passado. Para alcançar este objetivo, a desenvolvedora japonesa tem trabalhado principalmente em dois pontos: o passe somado ao número de jogadores e também as animações disponíveis. O sistema de passe do jogo consegue ser agora mais fluido e rápido. Desta forma, as ações são muito mais atraentes, graças a um movimento mais harmônico dos jogadores e da equipe, e nós jogadores temos a sensação de ter mais controle sobre o jogo.

Tudo isto deve ser adicionado a uma grande quantidade de novas animações realmente impressionantes, onde além de cobrir os buracos nos últimos anos, também serve para expandir as competências técnicas disponíveis para cada jogador. Parecem mudanças insignificantes, mas para um jogo de futebol, não são.

Isso faz com que uma partida, seja menos frustrante em algumas situações e se torne mais realista, onde os atletas se comportam exatamente como não devem, "ficando loucos", por causa da falta de movimentos corretos para realizar esse tipo de ação. Este é o caso dos goleiros, que apresentam agora uma ampla gama de movimentos, para cobrir quase todas as circunstâncias encontradas dentro de um jogo.

As novas animações também permitem que o motor de física possa brilhar. Em PES 2017, a responsabilidade pela comunicação entre os jogadores melhorou muito, tanto como resultados estéticos como em termos de perfil de jogo. Isto porque o jogo é capaz de ler melhor os diferentes tipos de jogadores e evitar qualquer confusão entre eles. Também vale a pena destacar que agora temos uma arbitragem mais equilibrada, desprovida dos excessos do passado.

Apesar dos movimentos dos jogadores lembrar muito os movimentos de um boneco de madeira, as melhorias são óbvias. Os contatos são, por vezes complicado e nem sempre temos a sensação de ter o controle total do atleta. Alguns jogadores executam animações "muito longas", que são quase impossíveis de parar, como resultado, em algumas situações, parece difícil de parar um drible ou uma ação de ataque, sem cometer uma falta, resultando em frustração.

O progresso existe, e no geral a jogabilidade é muito divertida, graças a um ritmo quase perfeito que lhe permite gerir as ações de uma forma muito precisa para chegar ao gol adversário de uma forma muito imaginativa. Offline o desafio é quase sempre muito satisfatório, graças a uma boa inteligência artificial, capaz de dar personalidade a cada equipe.

Manusear a bola também melhorou em comparação com o jogo anterior e agora parece menos uma trajetória predeterminada. Alguns cruzamentos podem ainda acabar no vazio, e vamos ver diferentes desvios da bola. Às vezes, a sensação é de que a bola é muito apegada aos pés dos jogadores que irão realizar um drible, e algumas trajetórias, especialmente das finalizações, ainda parecem forçadas demais para serem realistas.

Mais sobre PES 2017

Times brasileiros e os estádios do Brasil.

Como também já é tradicional, temos os times brasileiros disponíveis no jogo, e pela quinta vez consecutiva, 20 times do Campeonato Brasileiro da Série A estarão incluídos. Isto representa a única liga local completa dentre os países top no futebol mundial a estar reproduzida somente em PES 2017. Os fãs poderão jogador com seus atletas favoritos - com os nomes reais representados para jogadores licenciados - e ostentar os respectivos uniformes das equipes mais populares do Brasil.

Os times brasileiros da Série A que serão apresentados em PES 2017 incluem: América Mineiro, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Ponte Preta, Santa Cruz, Santos FC, São Paulo FC, Sport Recife e Vitória FC.

PES 2017 também conta com todos os mais populares estádios do Brasil, incluindo: Estádio do Maracanã, Arena Corinthians, Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), Estádio do Mineirão, Estádio Beira-Rio e Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro).

Atualização e modo online

PES 2017 teve uma atualização disponível no último dia 15 de setembro. O download gratuito atualizou todos os elencos e equipes para a realização de todas as contratações disponíveis, assim como os servidores online do jogo que também já estão funcionando. Em PES 2017, o elemento online oferece uma posição mais competitiva, pois a Konami integrou uma opção chamada PES League, que permite aos usuários participarem diretamente no PES League Oficial contra jogadores rivais.

O modo MyClub também foi lançado nessa atualização, que permite aos usuários a adaptação aos novos elementos de jogabilidade para a construção de sua própria equipe, com o objetivo de ajudar na conquista do título. O jogo oferece agora elementos-chave aprimorados, tais como o uso de agentes dentro do MyClub e nas competições por meio do modo tutorial. Os jogadores também receberam acesso a um agente especial, quatro agentes de start-up que representarão chaves de posição dentro de campo, assim como 10.000 GP, para a realização de transações ao vivo, que deve ficar disponível a partir de 22 de setembro.

Com os modos online ativos, podemos assegurar que encontramos uma boa experiência. Os jogos que fomos capazes de fazer foram realizados sem maiores problemas de estabilidade, mas a capacidade de resposta dos controles, apesar de uma boa conexão, foi um pouco lento. Para muitos, poderia ser algo imperceptível, mas esse atraso faz com que o jogo seja menos refinado, menos preciso e a bola às vezes escapa do controle do jogador terminando à mercê do time adversário. Com o servidor completo e um pouco de manutenção e otimização, especialmente na velocidade do matchmaking, a situação deve melhorar.

Visual, som dos estádios e narração em português.

Tecnicamente PES 2017 dá mais um passo à frente. Os estádios foram revistos e melhorados. Este ano, estão muito mais bonitos e rico em detalhes. O público não é mais um amontoado de pixels e os efeitos do tempo são realçados por uma gestão de luz mais realista. Isto permite aumentar ainda mais o trabalho feito para tornar os jogadores mais semelhantes aos seus homólogos reais. Os resultados são excelentes e praticamente todos os atletas das equipes mais renomadas serão facilmente reconhecidos.

Os efeitos sonoros vindo dos estádios, bem como a narração, confiada este ano a Milton Leite e Mauro Beting estão bem feitos. A bagagem de frases disponíveis pelos narradores ainda não é muito rica e, por vezes, o ritmo parece muito calmo comparado com o que acontece em campo, mas é um trabalho decente.

No geral, portanto, podemos dizer que PES 2017 apresenta uma evolução em relação ao jogo do ano passado. A jogabilidade é muito mais madura e equilibrada do que o jogo anterior e fornece uma base sólida sobre o modo Become a Legend e a Master League.

Disponibilidade de licenças e a vastidão dos jogadores disponíveis no banco de dados da Konami não permite que os modos como a Liga dos Campeões ou MyClub explorarem todo o seu potencial, mas fiquei animado com o que vi. PES 2017 é de fato uma experiência completa, sólida e consistente, um jogo absolutamente recomendado a todos aqueles que buscam uma alternativa à FIFA.

PES 2017 - Análise Christian Donizete A Konami entra em campo com sua nova temporada. 2016-09-19T00:05:00-03:00 4 5

Comentários (9)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...