Brasilgamer.com.br

PS4 Neo: data de lançamento, especificações, preço, e tudo o que sabemos

As diferenças na atualização 4K do PS4.

Agora que a E3 acabou, o PlayStaton 4 Neo - ou PS4K - não esteve presente. Enquanto a Microsoft anunciou dois consoles, o Xbox One Slim e o Xbox Project Scorpio - a Sony confirmou sem grande alarde uma melhoria nesse meio da geração antes do evento. Apesar disto, existe muito sobre o Neo que conhecemos devido ao vazamento de informações, tais como as melhorias visuais e na performance para os futuros jogos como parte de um modo Neo, suporte 4K e total compatibilidade com os jogos existentes e seus periféricos.

PS4 Neo vs PS4 - Especificações dos dois

PS4 Base PS4K Neo Melhoria
CPU Oito núcleos Jaguar a 1.6GHz Oito núcleos Jaguar a 2.1GHz 1.3x
GPU 18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz 36 unidades computacionais GCN 'melhoradas' a 911MHz 2.3x FLOPs
Memória 8GB GDDR5 a 176GB/s 8GB GDDR5 a 218GB/s 24% mais largura de banda, 512MB extra de memória utilizável

Apesar da Digital Foundry falar com maior detalhe na sua análise às especificações do PS4 Neo, podemos resumir e dizer que terá um CPU com overclock sobre os núcleos x86 do PS4 original; um aumento na largura de banda da memória que, apesar de não converter muito bem ao lado do aumento de 31% na CPU, fornece um aumento de 512MB na memória nos jogos em modo Neo; descrito como o aspecto mais entusiasmante, um aumento na GPU considerável, provavelmente baseado na futura tecnologia Polaris da AMD.

Resumindo, o Neo é diferente do atual PS4 nos seguintes aspectos:

  • Melhorias gráficas e na performance em jogos com suporte quando jogados no Neo
  • 4K para alguns jogos, e a capacidade de converter para 4K em outros
  • Suporte para vídeo a 4K (ainda falta confirmar detalhes mais específicos, incluindo Blu-rays UHD

PS4 Neo vs PS4 - o que será igual?

  • Mesmo catálogo de jogos - nada de exclusivos Neo - cada jogo funcionará nos dois consoles
  • Suporte de periféricos será idêntico, do DualShock 4 à PS Camera
  • Não existirão funcionalidades ou DLCs exclusivos do Neo. No entanto, certos modos podem ser melhorados; um exemplo é um modo para dois jogadores em tela dividida, que poderá permitir quatro jogadores no Neo
  • Ecossistema PSN igual e compartilhado, os jogadores no PS4 normal podem jogar e interagir com os jogadores do Neo sem diferenças online, e vice-versa
  • Saves, Troféus, início de sessão na PSN será compatível entre os dois, com a mesma interface de usuário
  • O PlayStation Store é a mesma, mas as suas páginas e as embalagens físicas dos jogos vão listar funcionalidades adicionais no PS4 Neo

O que ainda não sabemos sobre o PS4 Neo:

  • Se o PS4 Neo terá drive UHD Blu-ray para filmes 4K
  • Se a aparência física do console será diferente
  • Se terá suporte HDR, algo que existirá no Xbox One S
  • Se as funções em segundo plano vão melhorar; os vazamentos de informações sugerem gravação de gameplay a 1080p no Neo, mas não confirmou
  • Melhorias específicas nos jogos PlayStation VR, ou se a unidade externa de processamento do capacete será integrada no console Neo
  • Se o tamanho do disco rígido irá aumentar no Neo
1

Ainda não sabemos se o PS4 Neo terá o mesmo aspecto que o atual console.

Os gráficos do PS4 Neo - o quão diferentes serão?

Até o anúncio oficial e primeiro gameplay de jogos, é difícil dizer o quão diferentes serão os jogos - na teoria, um aumento de 2.3x FLOP nos gráficos e 512MB de memória adicionais devem dar aos jogos um belo toque. Mas com o suporte obrigatório dos jogos existentes do PS4 no Neo, existirá um teto em termos de melhorias na performance; afinal de contas, Andrew House, chefe da PlayStation, disse que ambos os sistemas vão ser vendidos ao mesmo tempo durante toda a geração do PS4. Até lá, sabemos que as melhorias vão variar, dependendo do jogo, no modo Neo:

  • 1080p como resolução nativa mínima
  • Frames superiores
  • Frames mais estáveis
  • Fidelidade gráfica melhorada
  • Funcionalidades gráficas adicionais

Jogos do PS4 Neo: Quais os jogos que serão melhorados no sistema?

A partir de Outubro de 2016, todos os jogos lançados no PS4 devem oferecer melhorias visuais e de performance no Neo, seja um aumento na resolução, ou novas funcionalidades gráficas. Apesar disto certamente significa que os maiores lançamentos do ano terão modos Neo - tais como Gran Turismo Sport, Watch Dogs 2, Dishonored 2 e possivelmente o catálogo PSVR - não foram confirmados títulos dos estúdios da Sony ou externos.

Os estúdios podem - mas não serão obrigados - a adicionar compatibilidade futura através de atualizações nos existentes jogos do PS4, abrindo a possibilidade para que muitos dos maiores lançamentos desta geração recebam melhorias na performance. Nada ainda confirmado, mas a Digital Foundry escolheu uma lista com 10 jogos perfeitos para receberem melhorias no PS4 Neo como exemplos daqueles que mais iriam se beneficiar.

2

Como se compara o PS4 Neo com o Xbox One S?

Enquanto o Xbox One S é essencialmente uma versão Slim do Xbox One (com mais benefícios para os que têm TVs 4K), o PS4 Neo é uma melhoria nesse meio da geração para o atual PS4, com notáveis melhorias gráficas e na performance. Dito isto, o Xbox One S oferece suporte HDR para alguns jogos assim como um drive Blu-ray UHD, funcionalidades que não foram confirmadas para o PS4 Neo.

Como se compara o PS4 Neo com o Project Scorpio?

PS4 PS4K Neo Xbox One Project Scorpio
CPU Oito núcleos Jaguar a 1.6GHz Oito núcleos Jaguar a 2.1GHz Oito núcleos Jaguar a 1.75GHz Oito núcleos, especulação: Jaguar com relógio acelerado ou equivalente
GPU 18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz 36 unidades computacionais GCN melhoradas a 911MHz 12 unidades computacionais GCN a 853MHz Especulação: 56/60 unidades computacionais GCN a 800-850MHz
Memória 8GB GDDR5 a 176GB/s 8GB GDDR5 a 218GB/s 8GB DDR3 a 68GB/s e 32MB ESRAM num máximo de 218GB/s Mais de 320GB/s de largura de banda - especulação: 12GB de GDDR5

O Project Scorpio é para o Xbox One o que o PS4 Neo é para o PS4; uma melhoria nesse meio da geração com notáveis melhorias gráficas e na performance nos jogos existentes, e total futura compatibilidade com todos os jogos e periféricos já lançados.

Como se comparam, na teoria? Apesar de até agora o Xbox One ter ficado atrás da performance do PS4, o Project Scorpio está pronto para oferecer um grande avanço sobre o PS4 e o Neo, com capacidades gráficas e de memória muito melhores, e suporte para jogos a 4K.

Segundo a Digital Foundry na sua análise às especificações do Xbox Project Scorpio: "É uma reviravolta espantosa. Uma boa porção do sucesso do PlayStation 4 se originou nas especificações sobre o Xbox One, combinado com o foco nos jogadores dedicados. A vantagem tecnológica da Sony vai desaparecer com a próxima leva de consoles."

Teremos que esperar mais por um do que pelo outro, os rumores dizem que o Neo chega no final de 2016 - apesar de poder chegar somente em Março de 2017 - enquanto o Xbox Scorpio não chega antes do final de 2017. O preço também conta, e a Digital Foundry prevê uma diferença de 100 dólares entre os dois.

PS4 Neo - Preço, data de lançamento e reservas

Apesar de confirmar o console, a Sony ainda não anunciou o preço para o PS4 Neo. No entanto, Andrew House, chefe da PlayStation, disse que será mais caro do que o console atual - o PS4 original foi lançado a $399.99 e está atualmente sendo vendido a $359.99 - e espera-se que seja vendido no lançamento com lucro. As reservas do PS4K não devem aparecer antes de ser anunciado oficialmente.

A Sony ainda não confirmou a data de lançamento, mas o suporte para jogos melhorados no PS4K começa a chegar em Outubro, sugerindo um lançamento nessa época - o que faria sentido pois o PlayStation VR chegará no dia 13 de Outubro em todo o mundo. No entanto, a Sony não se importa que cheguem jogos compatíveis com o Neo antes do console, por isso poderá ser lançado mais tarde, alguns sugerem que será somente em Março de 2017.

Comentários (11)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...