Brasilgamer.com.br

PES 2015 - Análise

Começa a temporada de futebol da Konami.

O jogo traz vinte e uma equipes brasileiras. Vinte delas são da série A e uma da série B.

Após o lançamento de FIFA 15 eu estava aguardando ansiosamente por PES 2015, o concorrente direto de FIFA que promete inúmeras melhorias para brigar de igual pra igual quando o assunto é futebol. O jogo chegou em nossas mãos e agora resta saber se a Konami realmente conseguiu colocar em prática todas as informações coletadas ao longo do tempo e nos entregar um simulador digno de atenção.

A princípio podemos dizer que sim, já que vários aspectos foram remodelados para oferecer uma experiência mais sólida. Os controles, assim como a jogabilidade, estão praticamente similares ao ano anterior, mas oferecem uma sensação diferente, graças ao maior número de animações que cada jogador possui ao invés de mudanças drásticas em sua estrutura. Na verdade o jogo precisou ser refeito do zero em função do novo motor gráfico, o que permitiu que os desenvolvedores abandonassem tudo que era considerado obsoleto em prol de algo mais atraente e também mais moderno.

O mesmo vale para a IA que evoluiu muito. Jogar contra o computador se torna um desafio e não é mais uma simples brincadeira. A equipe adversária agora se comporta de uma maneira mais consistente alterando seu estilo de jogo constantemente. É comum observarmos a equipe adversária se fechando na defesa poucos minutos antes do encerramento da partida para garantir a vitória.

Ainda temos alguns problemas em controlar o jogador que vai cabecear a bola em direção ao gol. Alguns chutes ainda parecem não corresponder muito bem ao que desejamos, podendo acelerar demais ou perder velocidade repentinamente ocasionando raras trajetórias indesejadas. Apesar destes eventuais problemas o gameplay é bem convincente na maioria dos casos. O ritmo de jogo pode parecer um pouco lento, mas se move de forma inteligente e harmoniosa e os controles podem ser facilmente dominados com um pouco de treino, que permite aprender diversos truques para serem aplicados mais tarde na partida.

The Sims 4: dicas, códigos e truques

PES 2015 traz vários campeonatos que acontecem ao redor do mundo como a Liga dos Campeões, Liga da Europa e até mesmo a Copa Libertadores. Caso prefira é possível também criar sua própria liga personalizada. Jogar online oferece acesso ao MyClub e talvez a diferença mais óbvia em relação a FIFA é que no MyClub, você pode escolher entre uma seleção de jogadores imaginários, que serão combinados com os reais e utilizar seus créditos para contratar um bom agente que, de acordo com o seu valor e sua área de competência, vai determinar que tipo de jogador você pode obter.

Graficamente o jogo apresenta um ótimo visual. O rosto dos jogadores em PES 2015 são bem parecidos com os da vida real, onde a maioria dos atletas são reproduzidos fielmente. As animações também estão bem melhores e trazem mais variedade do que temos visto em jogos da série no passado.

PES 2015 - Trailer da Brasil Game Show

Porém esse tratamento gráfico não se expande para o resto do jogo, onde as torcidas apresentam animações padronizadas e com poucos detalhes, mas no geral o resultado é satisfatório. É evidente que muitos jogadores ainda estão ausentes de seus clubes, mas a Konami prometeu inclui-los futuramente com várias atualizações.

Podemos dizer que PES 2015 buscou um recomeço e temos em mãos um jogo que mostra uma evolução fantástica, principalmente no quesito gameplay. A gestão das equipes e dos jogadores foi aperfeiçoada e esses elementos criam uma experiência mais convincente, seja offline ou online. Vale lembrar que o jogo também chega à nova geração de consoles. Não oferece um salto gráfico enorme, mas torna tudo mais fluído graças ao aumento da taxa de quadros e, é claro, da resolução.

Uma comparação entre FIFA e PES é algo muito particular de cada jogador. Cada jogo possui suas características únicas, mas eu posso dizer que em 2014 temos dois simuladores de futebol que irão agradar todos os fãs, desde o mais dedicado ao mais fanático. No caso de PES, temos um jogo que realmente merece sua atenção.

9 / 10

PES 2015 - Análise Rodrigo Spinetti Começa a temporada de futebol da Konami. 2014-11-11T08:00:00-02:00 9 10

Comentários (5)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...