Brasilgamer.com.br

Metro Redux - Análise

Metro Last Light e Metro 2033 remasterizados em um único pacote.

Remasterizações estão em alta no mercado de games. Cada vez mais jogos da antiga geração ganham uma versão remasterizada para a atual geração de consoles com o intuito de além de aumentar seu catálogo de jogos, oferecer o mesmo jogo com gráficos melhorados e uma melhor resolução. Mas aqui a 4A Games foi um pouco mais longe além de uma simples remasterização. Oferece aos compradores um pacote com dois jogos pelo preço de um, ou seja, estamos falando de Metro Last Light e Metro 2033.

O principal objetivo de Metro Redux além de permitir que os fãs aproveitem essa nova versão, que oferece novidades, é também levar aos jogadores que nunca jogaram um ou ambos os títulos a oportunidade de terem essa experiência completa no PS4 ou Xbox One.

Recentemente a Digital Foundry realizou comparações entre os antigos consoles e confrontou também a nova geração, mostrando que tivemos grandes progressos nessa remasterização. No entanto, antes de falarmos sobre as melhorias, vale a pena lembrar que a versão para PC chega no dia 29 de agosto por R$45,99. As versões para PS4 e Xbox One chegam no dia 05 de setembro ao Brasil ao preço de R$199,90.

Mas o que realmente Metro Redux oferece? Essa é a grande pergunta que nos interessa. Começando com Metro 2033, podemos dizer que esse foi o título que mais chamou a atenção dos desenvolvedores, que tinham como objetivo principal oferecer um título tecnicamente comparável ao segundo capítulo. Posso dizer sinceramente que esse objetivo foi conquistado com sucesso.

Metro 2033 recebeu melhorias distintas que envolvem o sistema de iluminação e a substituição dos personagens, que em sua maioria foram criados do zero. Os efeitos de luz são realmente a diferença mais notável em diversos ambientes, onde podemos observar agora diversos locais que refletem muito bem a iluminação.

Os modelos dos personagens, incluindo as criaturas exibem uma qualidade muito superior a versão original, sem falar de algumas mudanças dinâmicas em relação ao ponto de vista do protagonista, onde uma cutscene em terceira pessoa dá lugar a uma versão em primeira pessoa mantendo o jogo visto totalmente de um ponto de vista diferente. Uma mudança que realça ainda mais o jogo e eleva muito seu potencial em relação a versão anterior.

Mais sobre Metro Redux

Primeiro trailer de Metro Redux

Um dos pontos interessantes presentes também nesse pacote remasterizado é a escolha do nível de dificuldade que se aplica em ambos, seja Metro Last Light ou Metro 2033. Logo no início você pode optar em escolher duas abordagens diferentes: Survival e Spartan. O primeiro é, sem dúvida, o mais difícil, pois reduz a quantidade de recursos disponíveis espalhados pelos níveis, mas acima de tudo faz com que nossos inimigos se tornem mais mortais, sejam eles humanos ou mutantes. O modo Spartan é concebido para aqueles que querem ter menos preocupação com a dificuldade e suprimentos e querem apenas distribuir chumbo pelo caminho.

Durante o jogo temos novas funcionalidades que são apresentadas como armas em ambos os títulos, possibilitando mais flexibilidade em seu potencial ofensivo, oferecendo novas opções táticas que equilibram a IA dos inimigos. Se os mutantes não são mais inteligentes em relação ao jogo anterior, os humanos irão fazer a diferença aqui.

A dinâmica dos tiroteios não muda muito, apenas recebe pequenos ajustes mantendo até algumas reclamações feitas nas versões anteriores, principalmente em relação ao sistema de cobertura dos inimigos. Não é uma revolução, mas já notamos novas possibilidades em relação a jogabilidade. Lembrando que em Metro Last Light a abordagem furtiva está quase sempre disponível.

Metro Redux ganha novo trailer

Falando em Metro Last Light, temos aqui um jogo lançado há pouco mais de um ano, onde as mudanças são bem mais leves em comparação com Metro 2033. Basicamente é o mesmo jogo em todos os sentidos com uma melhor otimização no sistema de iluminação.

Do ponto de vista geral Metro Last Light mudou muito pouco em relação a versão original, mas para tornar essa versão remasterizada mais atraente, a 4A Games, além de inserir a opção de enfrentar a campanha no modo Spartan e Survivor, incluiu também todos os DLCs já lançados e sete missões secundárias para um jogador que estavam originalmente presentes no Factions Pack, Chronicles pack e Developer Pack.

Dito isto, vale a pena o dinheiro investido em Redux? Eu aconselharia a compra com facilidade. A ideia é termos uma nova experiência do ponto de vista estético, considerando as inovações e mudanças citadas nesta análise. Ainda mais considerando que estamos levando dois jogos pelo preço de um com todos os DLCs disponíveis que garantem uma longevidade maior, seja para aqueles que já experimentaram as versões originais ou não. Se você procura por uma nova experiência em jogos de tiro, Metro Redux oferece essa oportunidade em um pacote muito atraente.

8 / 10

Metro Redux - Análise Christian Donizete Metro Last Light e Metro 2033 remasterizados em um único pacote. 2014-08-21T12:00:00-03:00 8 10

Comentários (6)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...