Watch Dogs - Análise

Tudo está conectado e nenhuma informação está protegida.

Versão testada: Xbox One

Depois de um adiamento no final de 2013 por motivos de "acabamento", finalmente chegou em nossas mãos um dos jogos mais aguardados de 2014. Um jogo que criou polêmicas e discussões e gerou uma expectativa enorme em torno de um título que chega para provar o verdadeiro valor dos consoles da nova geração. Mas será que após todo esse hype a Ubisoft conseguiu atingir nossas expectativas?

Watch Dogs traz como personagem principal Aiden Pierce um homem com um passado obscuro que cresceu nas ruas de Chicago, onde usou sua perícia técnica para se infiltrar em contas bancárias e acessar sistemas de vigilância, tornando-se em uma espécie de hacker. Naturalmente, estas atividades lhe renderam alguns inimigos poderosos em ambos os lados da lei.

No início de Watch Dogs, Aiden ganha seu dinheiro por meio de roubos digitais, desviando dinheiro de uma massa de pessoas sem levantar um dedo para prejudicá-las. Mas algo dá errado e Aiden rouba quem não deveria, o que leva à morte trágica de sua sobrinha.

Seis anos após o enterro de Lena Pearce. O hacker corre atrás do tempo para encontrar o assassino dela, e essa perseguição leva a um assassino de aluguel nos porões do May Stadium. Enquanto a torcida vibra na superfície, Aiden interroga o assassino e fica um passo mais perto de desvendar os poderes ocultos que se movem contra ele.

Uma premissa interessante - oferecendo uma história bem elaborada, mas que se perde em determinados momentos do jogo - que coloca praticamente uma cidade inteira a caça de Ainden, onde essa mesma cidade é literalmente sua arma mais perigosa. Na verdade podemos dizer que a cidade de Chicago foi construída como um elemento chave no jogo e funciona muito bem para um personagem que tem como objetivo principal hackear tudo, ou quase tudo, presente nela.

Com o seu smartphone, Aiden Pearce pode controlar a cidade na palma de sua mão. É possível acessar sistemas de segurança, usar todas as câmeras para observar locais até então inacessíveis e desbloquear e obter os perfis de todos os habitantes, dando assim origem a um sistema interessante que pode representar números que demonstram todas as chances de uma vítima em potencial estar envolvida em um crime.

Através desse sistema os desenvolvedores conseguiram inserir algo novo para um jogo de mundo aberto focado em tiroteios e roubos de carro, como acontece em GTA. Basta apontar para um dos elementos sensíveis do cenário e pressionar um botão para obter os resultados mais variados. É assim que vamos conseguir observar nossos oponentes silenciosamente, vamos distrai-los e elimina-los com algum tipo de explosão. Tudo sem revelar em momento algum a nossa localização.

Com o tempo, vamos nos tornando mais capacitados e adquirimos pontos de experiência que desbloqueiam novas habilidades como a capacidade de levantar e abaixar uma ponte, por exemplo, e até mesmo a possibilidade de explodirmos um duto sob um veículo.

Isso funciona tão bem que eu me pergunto porque essas habilidades ficam restritas a um determinado número de missões. Infelizmente não temos essas opções em todos os momentos, limitados apenas a hackear algum personagem, onde nem sempre será a opção mais eficaz. Mais atenção nesse aspecto é tudo o que a Ubisoft poderia oferecer para elevar o nível do jogo ainda mais.

Mais sobre Watch Dogs

Watch Dogs - Todos os detalhes em um vídeo legendado

Sendo assim, enfrentar os oponentes em tiroteios e realizar furtos de veículos também fazem parte da jogabilidade, mas não como uma opção e sim como uma necessidade, já que nosso smartphone fica restrito.

Vale ressaltar que em um tiroteio o sistema de cobertura funciona muito bem, permitindo que possamos escolher uma posição ideal para melhorar a nossa pontaria. Para isso Aiden contará com um arsenal de armas bem variado e também alguns "brinquedinhos" que vão desde explosivos a alarmes falsos, até a capacidade de bloquear guardas e pedestres suspeitos por suas ações.

No entanto, o mais original são as missões hackers onde teremos que perseguir uma pessoa dentro de um prédio usando apenas as câmeras de segurança para monitorar seus movimentos ou missões em que temos que conduzir um aliado atrás das linhas inimigas, usando todas as habilidades à nossa disposição para atrair os guardas para longe de sua rota. É aqui que o jogo mostra seu verdadeiro potencial.

Além das missões principais temos uma estrutura de missões secundárias, porém, é construída de forma a se desenrolar progressivamente a todos aqueles que querem dar 100%. Portanto, para alcançar esse objetivo tenha em mente que será necessário encontrar as diversas antenas da ctOS destacadas no mapa para realizar inúmeras tarefas como missões de vigilante, concursos, jogos de pôquer, de cartas e até corridas de carro. Tudo isso aliado a um sistema online para até 8 jogadores.

Watch Dogs - Trailer dublado em português

Um dos modos online mais interessantes é o rastreamento e criptografia. No primeiro caso, o invasor vai tentar ficar escondido tempo suficiente para decifrar o sistema de proteção da vítima. Já a vítima, entretanto, terá que encontrar o assaltante em uma área cada vez mais limitada. No segundo caso, o invasor vai tentar fazer uma perseguição sem ser detectado.

Outra possibilidade seria desafiar um jogador com o app de Watch Dogs para iOS e Android, onde o jogador que está no console deve alcançar um ponto determinado, enquanto seu adversário usa o dispositivo móvel para levar o maior número possível de policiais até ele.

Graficamente o jogo está incrível e muito bem detalhado. A chuva durante a noite é realmente o ponto forte no jogo. Um jogo que mostra muito potencial, oferece uma jogabilidade sólida e uma longevidade promissora.

Podemos dizer que a Ubisoft fez um bom trabalho nessa primeira tentativa, onde colocar o jogador na pele de um hacker é sensacional - apesar de poder ter explorado ainda mais essa opção - porém é um jogo altamente recomendado que deu o primeiro passo e pode evoluir de forma satisfatória em um futuro não tão distante.

8 / 10

Leia nosso sistema de pontuação Watch Dogs - Análise Christian Donizete Tudo está conectado e nenhuma informação está protegida. 2014-05-28T00:04:00-03:00 8 10

Comentários (13)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...