Resident Evil 4: Ultimate HD Edition - Análise

Sucesso do gênero ganha agora uma versão em alta definição.

Jogo oferece gráficos de melhor qualidade e suaves 60fps, mas a ansiedade e a tensão ainda estão presentes na forma original.

Sem sombras de dúvidas Resident Evil 4 foi um título fantástico, o qual eu considero uma obra-prima do gênero. Um jogo que introduziu um esquema de controle mais moderno na época, visão em terceira pessoa sobre os ombros do protagonista e mecânicas de jogo que estabeleceram padrões para os jogos de ação posteriores. Com o sucesso do título, vários consoles receberam uma versão de RE4, incluindo o PC, que agora recebe uma versão em alta definição, a edição Ultimate HD.

Os jogadores do PC poderão agora apreciar este fantástico jogo de horror e sobrevivência com a mais alta fidelidade visual, com gráficos em HD rodando pela primeira vez a suaves 60 quadros por segundo, além da inclusão de praticamente todo o conteúdo adicional lançado para o jogo.

Em Resident Evil 4, o agente especial Leon S. Kennedy é enviado em uma missão para resgatar a filha raptada do presidente dos Estados Unidos. Explorando uma vila rural na Europa, ele encara novos inimigos ainda mais perigosos que os tradicionais e desajeitados zumbis dos primeiros jogos da série. Leon luta contra criaturas horríveis infectadas por uma nova ameaça chamada Las Plagas, enfrentando grupos inteiros de aldeães manipulados pelos Los Illuminados, o misterioso culto que está por trás do rapto.

Eu diria que estamos diante de uma das histórias mais tensas e assustadoras do gênero, que apesar de não trazer nenhuma novidade continua sendo o bom e velho Resident Evil. Afinal, RE4 recebeu vários prêmios de "Jogo do Ano" na época em que foi lançado pela primeira vez e continua sendo um dos jogos mais bem avaliados pela crítica de todos os tempos. Nada mais justo que uma reformulação visual completa para atualizar o título com uma maior qualidade gráfica.

Sobre a jogabilidade, apesar do controle do personagem ser inovador na época do lançamento original, hoje ele ainda é um problema, no entanto, vamos perceber com o tempo que ele é extremamente funcional e que a tensão e a ansiedade - típicos da série - estão presentes em cada esquina. Vamos encontrar aqui todos os quebra-cabeças, a exploração e a ação com uma jogabilidade não-linear, permitindo utilizarmos vários caminhos e diversas soluções, que fazem cada jogatina diferente da anterior.

É óbvio que os tradicionais aspectos do jogo também estão presentes aqui, afinal de contas, já se passaram 10 anos e a Inteligência Artificial não evoluiu e muito menos o enredo que continua sendo questionável, mas que permaneceram assim para manter toda a essência tradicional da série. Podemos dizer que ainda é uma experiência que muitos jogos da atualidade ficam devendo.

Resident Evil 4 Ultimate HD - Gameplay a 60FPS

Como se trata de um jogo em alta definição, os gráficos estão melhores e os personagens apresentam um modelo mais trabalhado, mas no geral não é tão impactante e extremamente diferente do que vimos anteriormente. O campo de visão foi totalmente otimizado para o formato widescreen, os textos estão mais nítidos e as texturas de personagens, cenários e objetos foram melhoradas. Vale a pena ressaltar também que nem todas as cenas cinematográficas foram adaptadas para essa nova resolução.

O som também sofre alguns problemas, demostrando em certos momentos uma qualidade muito inferior do que temos como padrão hoje. Um defeito relevante, que não vai afetar a experiência, mas que apresenta em alguns momentos uma extrema falta de sincronia, onde o movimento labial pode variar e acontecer antes ou depois da pronuncia das palavras. Se isso pode receber uma correção, acredito que sim. Vamos aguardar.

No geral a edição Ultimate HD de Resident Evil 4 ainda é uma versão que os fãs irão apreciar com muita euforia e não apenas pelos novos gráficos, mas sim porque é um jogo considerado até hoje como um ícone da série e, na minha opinião, deve estar presente na biblioteca de jogos de todos os amantes do gênero.

Resident Evil 4 está disponível digitalmente no Steam por R$ 39,99.

8 / 10

Leia nosso sistema de pontuação Resident Evil 4: Ultimate HD Edition - Análise Christian Donizete Sucesso do gênero ganha agora uma versão em alta definição. 2014-02-28T11:17:00-03:00 8 10

Comentários (10)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...