Grand Theft Auto 5 - Análise

Finalmente GTA V está entre nós.

Um dos jogos mais caros da história dos games chega para agitar, e muito, a atual geração de consoles.

Após cinco anos de desenvolvimento finalmente GTA V está disponível. O jogo desenvolvido pela Rockstar logo de cara mostra que a espera realmente valeu a pena, nos colocando frente a um titulo, que é impossível descrever tudo o que há nele em uma única análise. GTA V é robusto e mostra um mundo aberto enorme, porém a facilidade de navegar por esse mundo de forma rápida tira um pouco a sensação de um mundo aberto tão grande assim, mas pode acreditar que ele é.

Como já estamos cansados de ouvir GTA V traz três protagonistas. Michael, um cara boa pinta com muito dinheiro, mas que não tem um bom relacionamento com a família. Franklin é o mais novo dos três leva a vida na malandragem e busca uma maneira de melhorar seu padrão de vida. Já Trevor, o último deles, o qual encontramos mais tarde no jogo, é o mais velho e trabalhou no passado ao lado de Michael. É um cara totalmente violento e agressivo, que não precisa de motivo algum para matar uma pessoa.

Em meio a esse mundo aberto de Los Santos, os três poderão encontrar muita coisa para fazer, coisas para roubar e, é claro, muuuuita diversão. Você pode alternar entre Franklin, Trevor e Michael manualmente ou automaticamente em determinados momentos do jogo. Cada um deles possui seus objetivos dentro do jogo, além de suas características principais.

Porém antes de avançarmos eu gostaria de ressaltar as cenas de sexo dentro do jogo. Há sim algumas insinuações sobre o tema, mas nada que não tenhamos visto antes em diversos programas, por exemplo. Mas o mesmo não pode ser dito em relação a violência, que em determinados momentos é levada ao extremo e pode incomodar.

Mais sobre Grand Theft Auto 5

Em relação ao enredo do jogo, tudo caminha para levar os personagens ao mundo do crime e, como agora não temos apenas um, mas três personagens, cada um vai atrás do seu ideal. No início a Rockstar conseguiu alinhar bem as coisas. Michael, um ladrão aposentado começa aos poucos voltar à ativa. Logo Franklin já está envolvido e planejam o primeiro roubo juntos, até Trevor entrar em cena.

Tudo corre muito bem enquanto temos Franklin e Michael, ambos demonstram realmente que poderiam nos oferecer histórias interessantes juntos, mas com a chegada de Trevor, as coisas mudam de figura e ficam focadas em um enredo padrão, com inimigos por toda a parte, lembranças do passado... coisas desse tipo, deixando de lado toda a parte mais interessante. Isso realmente é uma pena e, mesmo que no final do jogo todo o enredo seja amarrado, deixou um gostinho de quero mais.

Como já dissemos antes podemos controlar qualquer um deles, salvo em momentos específicos do jogo. Se estiverem juntos a mudança de personagem é automática, mas caso estejam separados, podemos escolher no menu qual personagem queremos controlar, e assim, a câmera do jogo literalmente vai às alturas, amplia o mapa, localiza o personagem e podemos então assumir o controle.

Juntos os personagens terão mais de 60 missões para cumprir e é realmente satisfatório quando ambos estão participando do mesmo objetivo. Isso renova a série e muda a forma como encaramos as missões no jogo. Além disso, vamos perder muitas horas apenas conduzindo um veículo por ai enquanto os três amigos trocam conversas e juras de lealdade. Claro, que no calor da batalha - mais precisamente uma perseguição policial - as coisas mudam de figura e poderemos ver Michael atirando pela janela e pisando fundo no acelerador.

"Não podemos esquecer também que o jogo dá acesso ao Grand Theft Auto Online que será lançado gratuitamente no dia 1 de outubro."

Falando em tiros, os tiroteios em GTA V são simples e ao mesmo tempo elevados a um novo nível, graças a capacidade de mudarmos de personagem. Por exemplo, podemos estar no comando de Trevor, logo em seguida mudar para Michael, podendo dar cobertura ao amigo em perigo. Ou porque não alterarmos para Franklin, que está a distância cobrindo a área como um Sniper. Existem diferentes abordagens e os resultados são bem interessantes.

Grand Theft Auto V - Primeiro vídeo sobre o gameplay

Porém o auge de GTA V são os assaltos, onde a tecnologia do jogo permite convocarmos uma gangue e coloca-los todos juntos em um plano de roubo, ao qual você pode escolher o tipo de abordagem que irão utilizar. Quem vai invadir o local, quem vai recolher o material, quem vai dar apoio... e assim por diante. Tudo é tão imersivo, que caso você queira curtir mais a frente um pouco do dinheiro que acumulou nas diversas distrações presentes em Los Santos, você vai se sentir um homem livre.

E distrações é o que não faltam aqui. Em GTA V podemos realizar saltos, desafios de voo, participar de yoga, golfe, tênis, corridas de bicicleta e até triatlos. Além disso, podemos também personalizar o jogador com tatuagens, cortes de cabelo e roupas. Personalizar nosso veículo - pinturas, rodas, vidros, grades, spoilers, melhorar o desempenho da suspensão, motor, freios, e muito mais, além de personalizar nossas próprias armas com silenciadores e mira laser, por exemplo.

Nossos personagens além das personalizações citadas acima, podem melhorar seus atributos físicos ao longo do jogo como sua resistência, força e dano causado. Não traz um impacto tão satisfatório no jogo, mas pode ser feito se assim desejar.

Definitivamente podemos dizer que GTA V traz um material espetacular, e mesmo que o enredo não tenha tanta originalidade como gostaríamos, o material disponível pela Rockstar em Los Santos vai sem sombra de dúvidas ocultar as falhas da história, ou até mesmo qualquer cena chata no meio do caminho. A Rockstar criou um mundo aberto cheio de detalhes que suavizam a experiência a cada momento, fazendo com que esses pequenos "defeitos" passem realmente despercebidos.

Porém a grande sacada de GTA é que aqui somos livres e podemos avançar em qualquer direção, onde com certeza iremos encontrar algo divertido para fazer. Não podemos esquecer também que o jogo dá acesso ao Grand Theft Auto Online que será lançado gratuitamente no dia 1 de outubro e, ao qual estamos ansiosos para testarmos.

10 / 10

Leia nosso sistema de pontuação Grand Theft Auto 5 - Análise Christian Donizete Finalmente GTA V está entre nós. 2013-09-18T14:45:00-03:00 10 10

Comentários (17)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...