Brasilgamer.com.br

Okami HD - Análise

Jogo chega ao PlayStation 3 com gráficos em alta definição.

Okami HD mantém sua proposta original e permite agora a utilização do PlayStation Move

Okami HD traz uma proposta interessante e eleva o nível do jogo em sua versão de alta difinição. O jogo se passa em um Japão antigo onde as forças místicas tem um papel importante para o povo que ali vive. Sendo assim, após anos de paz e tranquilidade um antigo mal desperta novamente, fazendo com que a deusa Amaterasu assuma sua forma de lobo e traga novamente a paz aos habitantes do vilarejo.

No início de Okami HD temos uma breve explicação - como uma espécie de tutorial - para nos mostrar como devemos utilizar os comandos e prosseguir no jogo, tudo muito simples e funcional. Isso porque agora podemos utilizar tanto o controle DualShock do PS3 ou também jogarmos com o PS Move que facilita muito na hora de realizar os desenhos na tela.

Após tudo isso Okami HD nos leva a um mundo totalmente interativo e com gráficos bem coloridos. Como um bom RPG o jogo permite a evolução de nosso personagem com o passar do tempo adquirindo novas habilidades. Essas habilidades vão de simples ataques a magias que são utilizadas durante o jogo.

Para utilizarmos a espada, por exemplo, temos apenas que apertar o botão R1 para iniciar o sistema de desenho, pressionar o botão quadrado e fazer um risco na horizontal. Depois basta soltar o botão R1 e o objeto ou inimigo com o risco sofre o golpe da espada. Muito simples.

Esse sistema de desenho não é usado apenas em batalhas, mas também pode ser utilizado para desbloquear um caminho construindo uma ponte ou realizar um desenho que toma a forma de algum animal específico entre as estrelas, liberando novas informações e uma nova habilidade. Ou também podemos fazer um sol com um círculo para iluminar o céu. São métodos interessantes que fazem a diferença, principalmente na exploração do PS Move.

Vale ressaltar que se o jogador não entender qual movimento deve ser realizado para concluir o desenho em questão, após a terceira tentativa o jogo revela o movimento necessário para prosseguir.

Tudo bem, desenhar é uma coisa muito bacana aqui e eu gostei muito disso, mas Okami HD não vive apenas de desenhos. O jogo possuí um sistema de batalha interessante, ágil e rápido proporcionado novos desafios com o passar do tempo. Quando se inicia uma batalha o sistema de câmeras funciona perfeitamente e isso é um fator positivo. Mas não posso dizer o mesmo quando estamos explorando o universo de Okami HD.

O sistema de câmeras permite que escolha entre dois pontos de perspectiva, no primeiro temos uma visão mais parecida com jogos em terceira pessoa e na segunda uma visão um pouco mais ampla, vista de um ponto mais alto. Porém ao tentar controlar a câmera com o analógico direito podemos causar uma certa confusão. Isso porque ao virar para a direita o jogo leva a visão para a esquerda e vice-versa. É horrível e as vezes ficamos girando sem saber para onde ir e perdemos totalmente a sensação de onde estamos e para onde devemos ir, fazendo com que tenhamos que parar e se orientar novamente. Ainda bem que isso não causa problema nas batalhas porque poderia ser uma catástrofe.

Agora podemos utilizar o controle DualShock do PS3 ou também o PS Move que facilita muito na hora de realizar os desenhos na tela.

Okami HD - Trailer de lançamento

Com exceção desse pequeno problema com o sistema de câmera. Okami HD é um mundo totalmente interativo. Podemos interagir com tudo desde as pessoas, os animais e até as casas do vilarejo. E essa interação nos bonifica para utilizarmos esses créditos da forma que bem entendermos. Por exemplo, ao pressionar o botão triângulo podemos cavar em locais determinados e conquistar pontos e também comida. podemos receber carinho das pessoas do vilarejo e até irritá-las se quiser. Isso faz de Okami realmente um RPG e pode nos dar horas de diversão.

O ciclo de dia e noite também estão presentes e afetam apenas na interação do vilarejo tendo várias pessoas durante o dia e praticamente ninguém durante a noite. Graficamente o jogo promete gráficos em HD e faz isso muito bem. Os gráficos são bem coloridos, e claro, bem melhores que a versão original.

Dessa forma podemos dizer que Okami HD é realmente um bom jogo que traz muitas opções para o gênero que oferece, perde um pouco no sistema de câmeras, mas não afeta o sistema de batalhas e oferece total liberdade de exploração que pode consumir horas de jogo e batalhas sensacionais, que fazem desta versão HD um título que vale a pena ser experimentado.

8 / 10

Okami HD - Análise Christian Donizete Jogo chega ao PlayStation 3 com gráficos em alta definição. 2012-11-13T16:11:00-02:00 8 10

Comentários (14)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela sua contribuição!

  • Carregando...